Olá! Seja bem vindo ao nosso site.
Primeiro solo da bailarina Ivna Messina, dirigido por Fernando Marques, “Bom Sujeito” levará sua mistura de samba, flamenco e carnaval para o Quintal Dona Música em apresentação única, que acontecerá no dia 05 de fevereiro (domingo), às 19 horas, com entrada gratuita e classificação livre. Este projeto foi contemplado pelo edital Setorial de Dança da Secult/ES.
“Eu estou muito feliz de voltar com esse trabalho, que é um referencial para mim por ter sido meu primeiro solo, e acho que ele ainda tem muito a ser apresentado. Volto com ele, sete anos depois da estreia, como uma bailarina e intérprete mais madura, com repertório ampliado. Acho que quem já assistiu vai ver uma outra energia cênica. Também estou achando muito legal apresentar perto do Carnaval, é algo que eu sempre quis e é a primeira vez que isso vai acontecer, já para ir entrando no clima”, aponta Ivna.
Além das apresentações, o projeto de circulação do espetáculo prevê duas oficinas: Iniciação ao Flamenco, que será ministrada em Domingos Martins no dia 13 de fevereiro, e Dramaturgia da Dança nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de março em Vitória.
“Bom Sujeito”, que estreou em 2016, é uma realização do projeto “Isso não é flamenco” (iniciado pela bailarina em 2012 com o intuito de dialogar com outros artistas e linguagens). Nesse espetáculo, que tem trilha sonora original dirigida por Letícia Malvares e Roberto Monteiro, Ivna pretende aproximar o flamenco do samba e do carnaval, manifestações artístico-culturais que são cartões-postais sonoros e corporais de seus respectivos países: Espanha e Brasil. “Pretendemos buscar os pontos em comum, corporais, sonoros, de intenção, literários, musicais, conceituais e afetivos, confundindo seus limites”, destaca.
Ivna Messina dedica-se ao flamenco há 22 anos e é intérprete-criadora do Grupo Z. Além de “Bom Sujeito”, é intérprete-criadora dos espetáculos solo “Pedra”, com coreografia e direção de Carla van den Bergen, e “Sirena”, com direção de Alexsandra Bertoli, que estreou no ano passado.
Sinopse:
Quarta-feira de cinzas e uma mulher remexe as memórias do carnaval recém-finado. Faltam minutos para subir no tablado e o vestido ganha vida. Véspera de carnaval e uma mulher prepara-se para o breve alívio de um ano inteiro. Termina o baile e a mulher sobrevive. Termina o baile e a fantasia resiste. Uma mulher se desfaz entre confetes e sapateados. Uma mulher se refaz entre serpentinas e jaleos. O tempo indo e vindo entre Cartola, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Arnaldo Antunes. Uma mulher se desfaz entre surdos. Uma mulher se refaz entre palmas. Uma mulher dança com a própria cauda. Uma mulher dança com o próprio rabo. Uma mulher dança com um vestido. Uma mulher dança sem o vestido. Uma mulher dança. Um oceano derrama-se entre o flamenco e o samba. Um oceano derrama-se dos quadris. Um oceano ruge em taróis e cajones. Palmas e tamborins. Uma mulher no meio do oceano. Amores fugazes, solidões permanentes; amores eternos, solidões efêmeras. Quem é você?, quem é ela? O baile começa. O baile acaba. Quem não gosta de flamenco, bom sujeito não é.
SERVIÇO
Espetáculo "Bom Sujeito"
Data: 05 de fevereiro, domingo, 19h
Local: Quintal Dona Música
Endereço: Rua Donatilla Bahiense Lopes, 60 - Próximo à Academia Boa Forma, Itaipava, Itapemirim-ES
Reservas pelo tel 27 997423181, mediante as seguintes informações: NOME COMPLETO, CPF, TEL/ZAP, @ DO INSTAGRAM.
Mais informações e agenda completa em: https://www.instagram.com/issonaoeflamenco/