- Você está aqui:
- Principal
- Entretenimento
- Autor acusa a Globo de racismo: “Faz dela preta burra”
Olá! Seja bem vindo ao nosso site.
Em um desabafo publicado no Facebook no último sábado (30), João lembrou alguns episódios ocorridos nos bastidores e citou um diálogo em que um dos chefes teria pedido a ele: “Faz dela a preta burra”.
– O cara virou o todo poderoso de p***a nenhuma. É sério. Foram essas as palavras que ouvi: “Faz dela a preta burra”. Isso era a orientação da diretoria da empresa. “Faz dela a preta burra”. Isso era uma ordem. Eu me recusei a cumprir. Aí minha carreira acabou – disse João.
Desabafo de ex-autor da Globo sobre racismo na emissora Foto: Reprodução/Facebook João Ximenes Braga
Ximenes Braga, que trabalhou como coautor em diversas telenovelas da casa, teve como sua última obra na emissora a novela Babilônia, exibida em 2015, que escreveu ao lado de Ricardo Linhares e de Gilberto Braga, que morreu na última quarta-feira (27).
Nos comentários da publicação, o ex-Globo relembrou ainda outras coisas que teria ouvido nos bastidores, como “só gay se interessa por história de gay”, “não pode contratar o ‘pretinho’ pra depois desistir do personagem” e “ninguém se importa de não ter preto na novela, as pessoas querem ver a Giovanna Antonelli”.
O autor também desabafou sobre a morte de Gilberto Braga e falou sobre a tentativa do veterano de emplacar uma nova produção na Globo após o fracasso de Babilônia. Ximenes pediu que a emissora disponibilize os capítulos de um folhetim que o novelista havia entregado antes de morrer.
– Passaram-se seis anos e sinto a urgência de pôr os pingos nos is: o fracasso artístico e de audiência de Babilônia não pode ser atribuído a Gilberto e sim à intervenção mal intencionada que destruiu completamente a espinha dorsal da novela – disparou ele.
Com informações Pleno.News/FolhaES