O Ministério das Relações Exteriores da China reafirmou neste sexta-feira que, independentemente do que aconteça na Venezuela , Pequim continuará a apoiar o país sul-americano na defesa de sua soberania e segurança nacional.
" A China continuará a apoiar firmemente a Venezuela na defesa de sua soberania, dignidade e segurança nacional , independentemente de como a situação política evoluir", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, em uma coletiva de imprensa .
A autoridade afirmou que Pequim tem mantido uma comunicação e cooperação "fortes" com Caracas e que seu país " está profundamente comprometido em aprofundar a cooperação prática e promover o desenvolvimento comum ".
A China , que tem mantido relações estreitas com a Venezuela nos últimos anos, condenou a intervenção dos EUA no país e exigiu a libertação imediata do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores.
A presidente interina do país , Delcy Rodríguez , reuniu-se ontem com o embaixador chinês, Lan Hu , e destacou a "posição firme e consistente da China em condenar veementemente a grave violação do direito internacional e da soberania venezuelana".
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, já havia reafirmado que a Venezuela é um “ Estado soberano que exerce continuamente plena soberania sobre seus recursos naturais e sua atividade econômica como um todo ”.
Ele também descreveu as ações do governo dos EUA como uma "grave violação do direito internacional" que ameaça a soberania da nação sul-americana e infringe seus direitos fundamentais.


*Com informações teleSUR/SH