- Você está aqui:
- Principal
- Categorias
- Em Foco
- Prefeitura de Conceição do Castelo avança para a era digital
Olá! Seja bem vindo ao nosso site.
A Gestão Municipal instituiu o Escritório de Processos e Inovação, que elabora e delibera as ações do governo digital objetivando acelerar a transformação digital do Município.
Depois de economizar mais de 135 mil papéis e mais de R$ 1 milhão com automatização de processos internos, redução drástica do consumo de papel, material de escritório, transporte e armazenamento de documentos, a prefeitura de Conceição do Castelo, na região Sul do Espírito Santo, agora avança na modernização da administração pública municipal. Até o final do ano, mais de 60 serviços serão ofertados para o cidadão.
O objetivo da comissão, que atuará no executivo municipal com profissionais multidisciplinares, é mapear e estimular a criação e disponibilização dos serviços públicos da cidade pela internet. A proposta é que até o final de 2021 o cidadão possa, de forma online, solicitar uma dezena de demandas, como: solicitação de taxa de licenciamento, pedidos de licitação, cancelamento de nota fiscal, análise de água, alterações cadastrais, certidão de habite-se, dentre outros.
Segundo Fernando Tanaka, CEO da Essencial Gestão Pública e responsável por implementar o sistema de gerenciamento de processos (BPMS) no município, cada passo rumo a transformação digital que
além de agilizar os trabalhos dos servidores, gera uma economia significativa com a automatização dos processos e procedimentos de Governo.
Opinião
Além do que foi já citado aqui mesmo nesta coluna os avanços que estão sendo realizados em Conceição do Castelo tais como; obras de infraestrutura, aplicação de Revsol nas estradas rurais, reforma do hospital entre outros.
A administração do prefeito reeleito Christiano Spadetto (Cidadania), segue a todo o vapor e a passos largos a frente da prefeitura de Conceição do Castelo.
A modernização da máquina pública para era digital sem dúvidas é um divisor de águas que ficara marcado na história do município, elevando o mesmo a outro patamar de gestão administrativa.
Não devendo nada a outros municípios maiores e mais recheados de recursos financeiros.
Quem viver verá !!!
Por Giovanni Malanquinni
Colunista
*Colunista, repórter, Graduado em Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Ambiental, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pós graduado em Gestão Pública e Recursos Humanos e Graduando em Serviço Social.