- Você está aqui:
- Principal
- Categorias
- Coluna "Mulheres"
- Cinco atitudes para manter a inteligência emocional
Olá! Seja bem vindo ao nosso site.
Consequências como mortes, fechamento das fronteiras, a quarentena e o reforço pelo distanciamento social podem nos fazer sentir ainda mais medo, sobrecarregados e desamparados. Embora a ameaça seja real, o pânico e as emoções à flor da pele deixam a situação ainda pior.
Compartilhar nossos sentimentos e fazer melhor uso do tempo durante o isolamento são atitudes simples que podem ajudar a aliviar a tensão.
Confira algumas ações que você pode adotar para desenvolver seu controle emocional neste momento difícil:
Nomeie suas emoções
Manter-nos apreensivos e negar a situação só piora as coisas. Divulgar nossos sentimentos nos ajuda a gerenciá-los, pois falar em voz alta diminui seu impacto sobre nós. Essa atitude também nos ajuda a nos conectar a compartilhar com outras pessoas que estão se sentindo da mesma maneira. Isso normaliza nossos sentimentos e nos ajuda a ter mais apoio.
Apoie as crianças em suas emoções
Sim, os sentimentos das crianças são reais e, como adultos, podemos ajudar respeitando-os. Enquanto estamos lutando com nossas emoções, também precisamos ajudar a gerenciar as delas. Não precisamos compartilhar tudo, mas se as crianças sentirem que temos medo de nos expressar, isso pode aumentar o nível de ansiedade dos pequenos. Neste momento, precisamos ser autênticos e gerenciar nossas próprias emoções.
Foco no que você pode controlar
Nem tudo está no nosso controle, mas existem coisas que podemos fazer para aliviar riscos desnecessários. Converse com pessoas próximas e veja o que você pode fazer para ajudar. Ideias simples, como ajudar nas compras, diminuem o número de pessoas que precisam ser expostas. Ao fazer isso, você também fortalece suas conexões.
Receba notícias e atualizações de fontes confiáveis
Durante os tempos de crise, notícias falsas e boatos podem provocar ainda mais estresse e medo desnecessários. Ao aceitar apenas informações de especialistas e médicos, podemos fazer a nossa parte para conter o pânico.
Faça uso criativo do seu tempo no isolamento
Enquanto pessoas infectadas estão de quarentena, muitos de nós terão distanciamento social e ficarão sozinhos mais do que estamos acostumados. Esse é um bom momento para conversar com parentes e aquele amigo com quem você não conversa há muito tempo. E-mail, texto ou, melhor ainda, ligar e ouvir a voz das pessoas. Isso ajuda a quebrar a sensação de isolamento e de estar sozinho.
Outras atividades, como ler um livro, escrever ou aprender um idioma podem ajudar. Além disso, considere a meditação para liberar a tensão. Nosso sistema imunológico agradece.
Por Monica Bello
Colunista
*Editora do Blog Eleve-se, Colunista, Formada em Letras,Terapeuta Integrativa e Palestrante Especialista em Inteligência Emocional.Blog: Elevesesite.wordpress.com - Link Relacionado:Fonte:https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2020/03/5-atitudes-para-manter-inteligencia-emocional-durante-pandemia-de-coronavirus.html