Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 21 de Outubro de 2025

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) são alarmantes! Cada vez mais as pessoas estão adoecendo emocionalmente. Os dados apontam para um índice crescente de pessoas com depressão, ansiedade e outras patologias.

 

A pessoas tem passado os seus dias vivendo uma vida rotineira que se baseia em trabalhar, pagar contas, lidar com preocupações que parecem não ter fim e que se repetem como um ciclo que vai virando uma bola de neve. E com isso o estresse vai aparecendo trazendo consigo a ansiedade, uma tristeza diária, e quando menos se espera, vem a depressão.

 

Mas a boa notícia é que sim, você pode virar o jogo! Quanto entendemos que o poder da decisão de mudar esse quadro só depende da nossa nova forma de ver a vida!

 

Quantas vezes não achamos culpados pela situação no qual estamos passando? Quantas vezes não achamos que nada que fizermos vai adiantar por que o outro não muda?

 

 

Nós mulheres, tomamos para si responsabilidades de outras pessoas como se somente nós fôssemos capazes de executar. Resolvemos o problema do outro, mas aumentamos os nossos!

 

O aumento de responsabilidades, como: trabalhar fora , trabalhar em casa ,cuidar dos filhos, pagar contas (muitas sustentam a casa sozinhas), fora as cobranças sociais e pessoais, tem sido a receita de bolo perfeita para um resultado desastroso!

 

Precisamos parar de achar que somos mártir! Precisamos acolher a si mesmas com o amor e respeito que precisamos ter. Somente quando respeitamos os nossos limites, conseguimos manter um equilíbrio emocional para lidar com os desafios e construir relações mais harmoniosas, principalmente com quem amamos.

 

Quando aprendemos a nos autoconhecer, sabemos quais pontos precisam ser trabalhados e consequentemente agimos para mudar. Atrás de uma esposa, mãe, filha, funcionária, etc; existe uma mulher que também precisa ser cuidada, respeitada e amada. Somente assim, conseguimos construir uma vida estruturada e mais equilibrada.

 

 

O que você está esperando para fazer o que gosta? Seja entrar em uma academia, um curso de dança, ir no cabeleireiro, ou simplesmente sair com uma amiga para tomar um café?

 

Dê a si mesma aquilo que você espera do outro e então perceberá que terá tudo o que precisa!

 

 

 

Por Monica Bello

Colunista

 

*Editora do Blog Eleve-se, Terapeuta e Palestrante Especialista em Inteligência Emocional, Formada em Tradução e Interpretação, professora de inglês e tradutora com vasta experiência e estágios nos Estados Unidos e Austrália. 

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo