Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 03 de Fevereiro de 2026

A Lei Municipal de Vitória 10.178/2025 (“Programa Bike Legal”), que prevê regras para o uso seguro de bicicletas elétricas na capital capixaba, será tema de audiência pública da Comissão de Infraestrutura na segunda-feira (17), às 9 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. 
 
A medida estabelece normas como limites de velocidade e equipamentos obrigatórios (campainha, iluminação dianteira e traseira e sinalização refletiva). Também prevê realização de campanhas educativas sobre o uso seguro de bicicletas elétricas e possibilidade de criação do Cadastro Municipal de Bicicletas Elétricas, com o objetivo de facilitar a identificação de bicicletas em casos de furto ou roubo.
 
O deputado Alexandre Xambinho (Podemos), presidente da Comissão de Infraestrutra, diz que a audiência pública é “o espaço para construirmos juntos um caminho equilibrado, racional e responsável. Um caminho que preserve o avanço tecnológico e a inovação, mas que também assegure a vida, a segurança e a ordem no trânsito”.
 
O parlamentar considera que as bicicletas elétricas representam “avanço significativo na mobilidade urbana. É inovação, é economia de tempo e é mais qualidade de vida. (...) Além disso, elas contribuem diretamente para o meio ambiente, reduzindo emissão de poluentes”.
 
No entanto, observa os novos desafios e preocupação com o uso inadequado das bikes elétricas: “crianças e adolescentes circulando sem capacete, em alta velocidade; adultos trafegando como se fossem veículos automotores; manobras irregulares; desrespeito às normas de circulação; situações que colocam em risco motoristas, pedestres e os próprios condutores”, enumera Xambinho.
 
Outras agendas
 
Apesar de mais curta, em virtude do feriado do Dia da Consciência Negra na quinta (20) e o ponto facultativo decretado pela Casa na sexta (21), a semana também terá debate na área de saúde pública. O tema “Política pública para os hospitais de pequeno porte” é pauta de reunião da Comissão de Saúde na terça-feira (18), às 9 horas. O encontro será no Auditório Augusto Ruschi. 
 
Haverá também homenagens no Parlamento Estadual, entre elas a entrega da Comenda Maria da Penha a pessoas que se destacam na luta em defesa dos direitos da mulher e na prevenção e combate à violência no ambiente doméstico. A sessão solene está marcada para a quarta-feira (19), às 14 horas, no Plenário Dirceu Cardoso.
 
Confira o calendário completo das atividades:
 
Segunda (17/11)
9h - Audiência pública da Comissão de Infraestrutura - Plenário Dirceu Cardoso
11h - Reunião da Comissão de Infraestrutura - Plenário Rui Barbosa
13h30 - Reunião da Comissão de Finanças - Plenário Dirceu Cardoso
14h - Reunião da Comissão de Educação - Plenário Rui Barbosa
15h - Sessão ordinária - Plenário Dirceu Cardoso
19h – Sessão solene em comemoração ao Dia do Conselheiro Tutelar - Plenário Dirceu Cardoso
 
Terça (18/11)
9h - Reunião da Comissão de Saúde - Auditório Augusto Ruschi
10h - Reunião da Comissão de Segurança - Plenário Dirceu Cardoso
13h - Reunião da Comissão de Turismo - Plenário Rui Barbosa
13h30 - Reunião da Comissão de Justiça - Plenário Dirceu Cardoso
15h - Sessão - Plenário Dirceu Cardoso
19h - Sessão solene ”Dia Nacional do Notário e Registrador” -  Plenário Dirceu Cardoso
 
Quarta (19/11)
9h - Sessão ordinária - Plenário Dirceu Cardoso
14h - Audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos - Auditório Augusto Ruschi
14h – Sessão solene em homenagem à Lei Maria da Penha - Plenário Dirceu Cardoso
18h- Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo/Palestra: Conflitos na oligarquia capixaba e a revolta do Xandoca -  Plenário Rui Barbosa
 
 
*Agenda sujeita a mudanças 

 

 
 

 

 

 

 

Com informações Web Ales

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo