Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 21 de Outubro de 2025

Itapemirim: Na companhia dos avós, centenas de crianças e adolescentes que estudam na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIEF) Magdalena Pisa, situada na Av. Itapemirim 250, no Distrito de Itaipava, celebraram, na sexta-feira, com muita festa o Dia dos Avós.

 

Esse evento realizado pelo colégio juntamente com todos os avós foi um sucesso, uma festa tranquila, muita gente bonita e contou também com a especial participação do Pastor da Igreja Batista Rhema, de Itaoca-Praia, o pastor e professor Adamir Augusto, que fez uma oração em prol de todos os professores, avós presentes e ausentes. O Pastor Adamir é professor de vôlei no colegio através do Projeto Municipal Viva Esporte Vôlei.

 

Na ocasião, o colégio e os alunos puderam homenagear e agradecer a contribuição dos seus avós na educação.

 

Segundo sua diretora, a pedagoga Rosiane Bernardo Peçanha, o Emeief Magdalena Pisa atende aproximadamente 800 alunos do infantil ao fundamental I e II.

 

Segunda ela: “A priori, o dia dos avós é importante para relembrarmos sobre o quanto a trajetória dos nossos avós são reflexos para nossas vidas. A importância do carinho, conselho e ombro amigo deles fazem total diferença. Diante disso, o dia da comemoração dos avós na escola Magdalena Pisa foi muito especial, muito querido e agradável o tempo que estávamos juntos compartilhando novas experiências e assim os alunos reconheceram ainda mais o significado do espelho que a família representa para eles” finaliza a diretora.

 

 

Contente e muito honrado em participar deste evento, o Pastor descreve: "Nesta última sexta-feira, no colégio Magdalena Pisa em Itaipava, tivemos um grande evento onde comemorou-se o Dia Nacional dos Avós. Através de sua dedicada diretora Rosiane Peçanha, houve homenagens a todos os avós, com muita festa, alegria e muita paz, com louvores e onde tive a honra de orar para todos os avós, lembrando a todos  que os netos são a terceira geração, que os netos são as bençãos do futuro e pedimos também benções para todos  os professores que estiveram presentes a este grande evento. Tivemos indiscutivelmente uma tarde maravilhosa, cheia de brilho e cheia de alegria!” declara o professor e pastor Adamir Augusto.

 

Saiba a origem da data

 

A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

 

Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo. Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas.

 

Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu a luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém. Anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim.

 

O dia dedicado aos avós constitui uma oportunidade para meditar sobre isso, sobre o futuro que a todos aguarda e sobre que caminhos traçaremos em nossa vida para darmos exemplos aos nossos netos e bisnetos.

 

Fotos do Evento

 

 

*Artigo alterado às 17:50 para atualização de informações

 

 

 

 

 

 

Fontes consultadas EBC/UOL

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Artigo/Opinião

Dicas das Estradas

Destaques

Parceiros do PDN