Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 21 de Outubro de 2025

EUA-Waukesha: Cinco pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas quando um SUV passou em alta velocidade por um desfile de Natal na pequena cidade de Waukesha, Wisconsin, no domingo, atingindo dezenas de pessoas, incluindo crianças.

 

O chefe da polícia de Waukesha, Dan Thompson, disse aos repórteres que uma pessoa estava sob custódia e um veículo foi recuperado após o incidente na cidade de cerca de 72.000 pessoas, 20 milhas (32 km) a oeste de Milwaukee.

 

A polícia disse que o número de mortos e feridos pode mudar.

 

Thompson disse que não estava claro se o incidente era de natureza terrorista, mas que não havia mais perigo e que a polícia retirou uma ordem pedindo abrigo às pessoas.

 

Um vídeo postado online mostrou um veículo utilitário esportivo vermelho dirigindo em alta velocidade ao lado e para dentro do desfile, parecendo atropelar mais de uma dúzia de pessoas antes que a multidão corresse das calçadas para oferecer assistência.

 

Thompson disse que um policial disparou contra o veículo na tentativa de impedir a carnificina. Outro vídeo na mídia social apareceu para mostrar a polícia atirando contra o veículo quando este se chocou contra as barreiras da rua. A polícia não acredita que tiros tenham sido disparados do veículo, acrescentou Thompson, ao contrário de relatos anteriores.

 

A enfermeira Jodi Singsime, 42, se abrigou em uma loja com membros de sua família antes de sair para ajudar os feridos.

 

"Eu ouvi e vi as pessoas sendo atingidas, mas o que você pode fazer mais do que ver é ouvir, e apenas esse som é uma loucura", disse ela.

 

Ela engasgou ao descrever ter encontrado um garotinho na estrada:

 

"Eu senti o pulso em seu pescoço e ele tinha um, mas seus olhos mal estavam abertos e seu rosto - tudo que posso lembrar é que seu rostinho doce e inocente estava roxo. Ele não estava realmente entre nós."

 

Belen Santamaria, seu marido e sua filha de três anos planejavam se juntar ao desfile com sua igreja católica. Mas Santamaria, uma operária mexicana de 39 anos, acordou no domingo com uma dor nas costas, então a família assistiu à procissão da calçada.

 

"O SUV veio a toda velocidade", disse ela. "Então comecei a ouvir pessoas gritando."

 

Ela se escondeu em um restaurante com sua filha enquanto seu marido, o entregador Jesus Ochoa, de 39 anos, corria para tentar ajudar os feridos. Ele disse que ouviu por meio de outros membros de sua igreja que cerca de 10 membros da congregação, a maioria latinos e adultos e crianças, ficaram feridos.

 

“Eu ia estar lá, caminhando”, disse Santamaria. "O SUV teria nos atingido também."

 

'AVÓS DE DANÇA'

 

Uma testemunha disse que o motorista também atingiu um grupo de "avós dançando" e pelo menos uma pessoa capotou o capô do SUV, de acordo com a WISN-TV de Milwaukee, uma afiliada da ABC.

 

"Por favor, mantenha as avós, todos os feridos e todos aqueles que testemunharam este evento horrível em seus pensamentos e orações", disseram as avós dançando de Milwaukee em sua página no Facebook.

 

Outra mulher disse à estação de TV Fox6 de Milwaukee que o SUV havia atingido uma equipe de dança de meninas entre 9 e 15 anos de idade. O vídeo na mídia social mostrou pequenos grupos em torno de meninas feridas com pompons brancos espalhados.

 

Outra testemunha estimou que o SUV estava indo a cerca de 64 km / h quando chegou ao desfile, disse a estação de TV.

 

"Enquanto caminhávamos de volta entre os prédios ... vimos um SUV cruzando, apenas pisou fundo no acelerador e disparou a toda velocidade ao longo da rota do desfile. E então ouvimos um grande estrondo e gritos ensurdecedores e gritos de pessoas que são atingidas pelo veículo ", disse Angelito Tenorio, um vereador na vizinha West Allis, ao Milwaukee Journal Sentinel.

 

A afiliada local da CBS mais tarde mostrou uma foto no Twitter do que parecia ser o SUV vermelho envolvido com o capô amassado e o pára-lama dianteiro pendurado, estacionado em uma garagem.

 

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o presidente Joe Biden foi informado sobre a "trágica situação" e que autoridades federais estiveram em contato com as autoridades locais para oferecer assistência.

 

“Nossos corações estão com as famílias e toda a comunidade”, disse ela em um post no Twitter na segunda-feira.

 

Fotos e vídeos de Waukesha circulando no Twitter mostraram carros de polícia e ambulâncias lotando uma rua enfeitada com luzes de Natal após o incidente, que ocorreu pouco depois das 16h30 (22h30 GMT). Pessoas agasalhadas contra o frio amontoadas nas calçadas enquanto o crepúsculo caía.

 

O hospital Children's Wisconsin disse que recebeu 15 pacientes até as 20h, sem relatos de mortes naquele momento.

 

As escolas permanecerão fechadas na segunda-feira para as séries 4K-12 e conselheiros adicionais estarão disponíveis para os alunos, disse o superintendente distrital de escolas.

 

Em 2015, quatro pessoas morreram e 46 ficaram feridas em Stillwater, Oklahoma, quando uma mulher se chocou contra uma multidão que assistia ao desfile de volta ao lar de um time de futebol.

 

 

 

 

 

 

*Com informações Agência Reuters/Eric Beech e Alexandra Ulmer

 

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Artigo/Opinião

Dicas das Estradas

Destaques

Parceiros do PDN