Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 21 de Outubro de 2025

Vitória: Quando pensamos em animais de estimação logo vem à mente a imagem de cachorros e gatos, não é mesmo? Entretanto, uma família que mora em Jardim da Penha, em Vitória, quebra todos os paradigmas ao passear pelas ruas tendo um porco como pet. 

 

"Soba" é o porco de estimação de Tunico da Vila, filho do cantor Martinho da Vila, e da jornalista Deborah Sathler. Pesando em torno de 60 quilos, ele vive com o casal em um apartamento no bairro.

 

"O Soba significa 'rei' em quimbundo - língua da família banta, falada em Angola. É o animal sagrado de meu Orixá, Omolú. Ele é o nosso filho", contou Tunico, que é cantor e compositor, assim como o pai.

 

Tunico revela que sempre teve desejo de ter um “porco de estimação”, por ser um animal sagrado. Com isso, o bichinho foi dado de presente pela esposa, Deborah. 

 

Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, os porcos são bichos muito inteligentes, acrescenta. 

 

"Ele sempre faz cocô e xixi no lugar certo. Assim que chega da rua sabe que tem que se limpar e também vai direto hidratar a pele, pois é bem sensível. Além disso, tudo tem que ser de tamanhos maiores, mas ele não causa problema com outros moradores", narra Tunico. 

O artista comenta que a maioria das pessoas adora o contato com o pet e todos acham curioso encontrar um porco "domesticado". Ao mesmo tempo, conta Tunico, alguns têm “preconceito”.

 

“Uma vez fomos ao shopping e o segurança inicialmente não deixou ele entrar, mas Soba anda por vários lugares e conseguimos entrar com ele”, disse. 

 

“Brincalhão e ciumento”, diz filho de Martinho da Vila

 

Ainda conforme os donos, Soba é brincalhão e “ciumento” com os pais. Além disso, a família gosta de passar muitos momentos juntos. 

 

"Ele é um filho. Fica sempre na nossa companhia, gostamos muito de ficar juntos e vamos a vários lugares. Ele adora ir até a praia da Curva da Jurema", descreve Tunico. 

E como é a alimentação de Soba? O tutor do porco explica que ele possui uma dieta bem diversa e regrada. 

 

“Ele come ração, verduras, legumes e frutas, como bananas. Também damos ovos cozidos uma vez por semana”, pontou. 

 

O que diz a Prefeitura de Vitória?

 

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), disse que, na Capital, o trânsito de animais obedece à Lei 8.121.

 

Diante disso, todo animal, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar coleira e guias adequadas ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar os seus movimentos. 

 

A lei também inclui a obrigação do tutor de recolher os dejetos das vias públicas e destiná-los corretamente.

 

O que fazer se encontrar animal solto nas ruas?

 

Além disso, por ser considerado um animal de grande porte (cavalo, boi, vaca, porco, dentre outros), pode ocasionar riscos caso esteja solto em áreas públicas. 

 

Dessa forma, por meio do Programa de Acolhimento e Tratamento de Animais Domésticos e/ou Domesticados em Situação de Risco ou Vítima de Maus-Tratos (PataVix), criado nesta gestão, os animais que forem encontrados nas ruas podem ser resgatados, bastando o morador ligar para o serviço Fala Vitória 156. O prazo de reclamação, caso o animal tenha dono, é de 10 dias. 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações Folha Vitória

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Artigo/Opinião

Dicas das Estradas

Destaques

Parceiros do PDN