Olá! Seja bem vindo ao nosso site.
Na justificativa da proposição, o parlamentar ressalta que as desfiadeiras vêm ao longo dos anos desenvolvendo uma atividade artesanal de grande importância para a cultura e gastronomia do Estado. “Em Vitória, na região da Ilha das Caieiras, as desfiadeiras trabalham extraindo a carne do siri, um crustáceo abundante das águas da região”, destaca.
Ele lembra que o produto das desfiadeiras, além da torta, também é utilizado na muma de siri, outro prato típico da culinária capixaba, além da casquinha, do pastel e da coxinha de siri. “O crustáceo enriquece a gastronomia capixaba, tornando um símbolo da identidade cultural regional”, argumenta.
Hoffmann salienta que em 1º agosto é comemorado o “Dia das Desfiadeiras de Siri”, onde é celebrada essa tradição regional. “Na Ilha das Caieiras, em um mundo de constante transformação, as mulheres da comunidade encontraram no siri uma fonte de sustento e uma forma de expressar sua identidade cultural. Permanecem como um exemplo inspirador de como tradição e sabor podem se unir para criar um patrimônio gastronômico único”, conclui.
Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação começa a valer a partir de sua publicação em diário oficial.
Tramitação
O projeto foi lido no Expediente da sessão ordinária do dia 19 de março e encaminhado para as comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.
Foto/Reprodução
Com informações Web Ales