Olá! Seja bem vindo ao nosso site.
O colegiado, presidido pela deputada Iriny Lopes (PT), receberá o servidor da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) Herialdo Plotegher para debater o aporte aos gestores municipais via fundo a fundo referente à transferência de recursos aos municípios por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), criado pela Lei Complementar 458/2008 e modificado pela LC 981/2021.
Entenda
A medida estabeleceu regras para transferências destinadas ao fomento cultural no estado para a implantação e implementação de projetos na área nos municípios. Na prática, a iniciativa visa aumentar a arrecadação das pastas municipais, flexibilizando a celebração dos contratos, e cria regras para o acesso ao fundo estadual e para a prestação de contas.
De acordo com a antiga legislação, os recursos oriundos do Funcultura poderiam ser aplicados mediante contratos, convênios, empréstimos, financiamentos, termos de compromisso e ajustes. Com a mudança, os gestores passam a contar também com a transferência via fundo a fundo.
A nova norma também extinguiu o corpo consultivo do Funcultura, que estabelecia as diretrizes para a aplicação dos recursos. O colegiado era composto pelas secretarias estaduais da Cultura, da Economia e Planejamento e da Fazenda, além do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Conselho Estadual de Cultura. Com a extinção do grupo, as prestações de contas dos municípios que receberem o aporte via fundo a fundo deverão ser feitas diretamente aos legislativos municipais e estadual.
Afroempreendedoras
Após o debate, a deputada, que é presidente da Procuradoria da Mulher da Assembleia, participará da abertura da Exposição das Afroempreendedoras – Dandaras, na Galeria dos Presidentes, localizada no térreo da torre administrativa.
Na mostra, três artesãs pretas apresentarão suas peças, das 9 às 17 horas, todas as segundas, terças e quartas-feiras, durante novembro, quando se celebra o Mês da Consciência Negra.
Outras agendas
Os prós e contras da educação domiciliar serão debatidos pela Comissão de Educação em audiência pública na quinta-feira (11), às 9 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. O tema foi proposto pela procuradora do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Maria Cristina Rocha Pimentel. O colegiado é presidido pelo deputado Bruno Lamas (PSB).
Para o encontro foram convidados os especialistas em educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Marciane Cosmo, Rogério Drago e Paulo da Silva Rodrigues.
Agenda da semana
Segunda-feira – 08/11
8 horas - Reunião virtual da Comissão de Cultura
9 horas- Abertura da Exposição das Afroempreendedoras – Galeria dos Presidentes
11 horas – Reunião ordinária híbrida da Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
Terça-feira – 09.11
9 horas – Reunião ordinária presencial da Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
13 horas – Reunião ordinária presencial da Comissão de Cidadania - Plenário Rui Barbosa
13h30 – Reunião ordinária virtual da Comissão de Justiça – Virtual
Quarta-feira – 10.11
12h10 – Reunião ordinária virtual da Comissão de Meio Ambiente – Virtual
19 horas – Sessão solene em homenagem aos 130 anos de Fundação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo – Plenário Dirceu Cardoso
Quinta-feira – 11.11
9 horas – Audiência pública da Comissão de Educação - Plenário Dirceu Cardoso
Sexta-feira – 12.11
19 horas – Sessão aolene em homenagem ao Dia do Empreendedor – Plenário Dirceu Cardoso
Informações à imprensa Web Ales