Itapemirim: O Hospital Municipal Materno Infantil Menino Jesus, em Itaipava, Itapemirim-ES, tem se destacado pelo atendimento humanizado e eficiente.
Nossa reportagem acompanhou no último dia 5, o atendimento a um paciente de 71 anos, sentindo muita tosse seca e dor na região lombar.
Ao passar pela recepção, em apenas 7 minutos o paciente foi chamado para triagem. Após a triagem, em 8 minutos foi chamado para a enfermaria para consulta médica, onde foi muito bem atendido pela médica Dra. Carla Peruci que o encaminhou para uma radiografia pulmonar.
Após fazer a radiografia sob os cuidados e atenção do técnico radiologista Gabriel Magalhães o paciente retornou à Dra. Carla Peruci que fez a avaliação como início de pneumonia e encaminhou o paciente para uma medicação imediata e prescreveu o tratamento domiciliar, todo esse atendimento em apenas 40 minutos. Graças à atenção e a dedicação desses profissionais da saúde, o paciente de imediato reagiu ao tratamento e está em plena recuperação.
Evidente que esse tempo depende da demanda de pacientes na recepção do Hospital, mas demonstra o cuidado da equipe em agilizar os atendimentos.
Segundo o Diretor do Hospital Sr. Flávio Xavier tudo isso envolveu treinamentos especializados, integração dos profissionais multidisciplinares e a utilização de protocolos avançados que garantem o melhor atendimento possível aos pacientes.
O Hospital implantou mudanças significativas em sua linha de cuidados promovendo não apenas melhorias estruturais, mas também investindo em capacitação e articulação entre as equipes.
Profissionais de diversas áreas — médicos, enfermeiros, equipes de apoio e serviço social — atuam de forma integrada para reduzir tempos de espera, orientar pacientes e acompanhantes e garantir cuidado contínuo desde a urgência até a alta hospitalar.
A instituição enfatiza a comunicação clara, explicando procedimentos, medicamentos e etapas do fluxo de cuidado, contribuindo para a tranquilidade de pacientes e familiares.
Além disso, a unidade mantém esforços para ampliar a disponibilidade de leitos, priorizar pacientes com maior necessidade e promover ações de melhoria contínua, como treinamentos periódicos, monitoramento de indicadores de qualidade e acolhimento humanizado.
O Hospital Menino Jesus é mantido pela Prefeitura Municipal de Itapemirim-ES e gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Social, Pesquisa e Gestão em Saúde – Instituto Vida Salus.

Conforme destaca o diretor do Hospital Sr. Flávio Xavier (foto) "Quero agradecer a toda a nossa equipe pelo excelente trabalho realizado. O atendimento rápido e eficiente que temos oferecido aos pacientes é fruto de muito planejamento, integração entre equipes e, principalmente, do compromisso com a dignidade e o cuidado humano.Reconhecemos que cada minuto importa na urgência, e cada gesto faz diferença na recuperação e na tranquilidade de quem passa pelo nosso hospital. Continuaremos investindo em treinamentos, comunicação transparente e melhoria contínua para manter esse padrão de excelência.Meu sincero muito obrigado a todos pelo empenho, pela empatia e pela dedicação diária. Juntos, seguimos trabalhando para oferecer atendimento cada vez mais rápido, qualificado e humano. finaliza o diretor Flávio Xavier.
Por amor à profissão, esses profissionais, mesmo cansados no sentido físico e psicológico em seus diversos turnos de tabalho, continuam honrando o Juramento de Hipócrates que define os princípios éticos e morais para a prática médica, enfatizando a importância do respeito à vida, da confidencialidade, da dedicação ao paciente e da busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional.
Parabéns a Prefeitura de Itapemirim e a atual gestão do Hospital Materno Infantil Menino Jesus onde se destaca o comprometimento sério desses profissionais da saúde no atendimento humanizado prestado aos seus pacientes.

Dra. Carla Peruci, Dr. Henrique Bandoli e Dra. Lara Bastos

Equipe de Enfermagem: Marcela e Eduarda (Enfermeiras) Caciane, Josué, Jardel, Daniel, Elivania e Mirian (Técnicos em Enfermagem) e Gabriel Magalhães Técnico em Radiologia.

Recepção: Rafaela, Fabrícia e Leonan, Portaria: Sr. Rogério

