Itapemirim: A terceira reunião da Associação Empresarial de Itapemirim aconteceu nesta última terça- feira dia 11/02 na Pousada Farol 2001, em Itaoca e contou com as presenças dos secretários convidados Sr. Oziel Cunha (Administração Regional Itaipava/Itaoca) Jean Paz Roza (Meio Ambiente) e o veterinário Luan (Centro de Zoonoses) mais os empresários representantes dos diversos setores da economia.
A reunião foi pautada pelo tema lixo nas praias, animais de rua e que a Guarda Municipal passa a fiscalizar através das câmeras, maus tratos e abandono de animais em locais públicos. A cobrança maior foi feita em cima do lixo nas praias.
Os secretários presentes ouviram as demandas e sugestões se comprometendo a buscar soluções para os temas abordados.
Lixo nas Praias
O Secretário Oziel solicitou a todos os empreendedores que comercializam na praia para que sempre juntem o lixo produzido que não for colocado nas bombonas, para facilitar a retirada e o mesmos não serem absorvidos pelo mar.
Segundo o secretário, quando isso não acontece é preciso aumentar o efetivo para juntar todo o lixo deixando de atender outras demandas. Fez também questão de elogiar empreendedores que fazem a limpeza da praia após o expediente.
Foram feitas algumas sugestões:
1- Empreendedores da Praia disponibilizarem sacola de lixo para os banhistas;
2- Prefeitura melhorar a estrutura para que a população tenha aonde depositar o lixo (local adequado para reciclagem);
3- Educação Ambiental (parceria com a Secretaria de Educação e sociedade).
4 - Plano de Ação para melhoria da limpeza (realizar um planejamento para colocar em ação).
5 - Melhorar a fiscalização quanto ao descarte do lixo e também dos entulhos.
O secretário de Meio Ambiente também ressaltou que irá fazer uma ação no dia 01 de Março de 2025 juntamente com a Pastoral Ecológica com o tema limpeza da praia a conscientização do descarte do lixo e, também, anunciou que em breve o convênio com a Associação de Recicláveis estará renovado e iniciará o Programa de Coleta Seletiva.
O segundo tema abordado foi sobre os Animais de Rua
A representante da ONG Patrulha Animal a Veterinária Allyne informou que o abrigo conta com cerca de 150 animais (cães e gatos). Que faz o recolhimento de animais vítimas de abandono ou maus tratos e também algumas castrações.
O Diretor do Centro de Zoonoses, o veterinário Luan informou que a finalidade do Centro é recolher animais que possam transmitir doenças e que infelizmente as pessoas acabam confundindo com abrigo e deixando os animais lá.
Ambos foram unânimes sobre a solução do problema que é o programa de castração para reduzir a quantidade de animais soltos na rua.
O secretário do Meio Ambiente Jean informou que irá dar prioridade ao programa de castrações e também informou que já foi licitado a empresa que recolherá os animais de grande porte soltos.
Foi dada sugestão para que a guarda municipal fiscalize através das câmeras os animais que são abandonados ou maltratados e que sejam punidos.
Também foi cobrado um número oficial de contato para informar sobre esses animais (abandono, maus tratos, doentes e em local inseguro).


