Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 21 de Outubro de 2025

O lamentável incidente da não queima de fogos nas Pedras de Itaoca, onde milhares de munícipes e turistas aguardavam em suas tendas a tradicional Virada do Ano, tiveram que se contentar em ver a queima de fogos do Pier de Itaipava, a aproximadamente 1 km de distância de local onde estavam. Essa multidão, milhares por terem viajado mais de 500 km pra assistir o espetáculo, retornaram às suas casas muito tristes e decepcionados. 

 

Sobre este incidente, a prefeitura divulgou em suas redes sociais a seguinte nota de esclarecimento:

 

"NOTA DE ESCLARECIMENTO COM PEDIDO DE DESCULPAS

 

A Prefeitura de Itapemirim vem a público, por meio desta nota de esclarecimento, pedir sinceras desculpas aos munícipes e visitantes pelo lamentável ocorrido no réveillon 2024. Uma data tão significativa e muito esperada, que não merecia tamanha frustração.

 

É importante enfatizar que, com muito carinho e dedicação, planejamos e contratamos os serviços de queima de fogos para três locais: Itaipava, Itaoca e Vila do Itapemirim. Infelizmente a execução do serviço não ocorreu conforme o planejado.

 

Destacamos que os fogos e toda estrutura necessária foram instalados pela empresa nestes 03 locais para que tudo fluísse normalmente. Pouco antes da meia-noite o próprio responsável por essa empresa REAFIRMOU que tudo estava pronto, e que os fogos seriam acionados automaticamente, conforme horário de Brasília, por meio de apontamento via satélite. No entanto, para frustração de todos, houve demorado atraso na Vila, e a não execução em Itaoca.

Após esse lamentável “incidente”, o representante da empresa contratada alegou que houve uma interferência provocando a perda do sinal e na comunicação do sistema de acionamento por satélite. O caso está sendo apurado.

 

Sabemos que infelizmente tal situação também ocorreu em Marataízes, mas nem mesmo o reconhecimento e a punição dos culpados será capaz de reparar os transtornos, e a enorme decepção para milhares de pessoas presentes na queima de fogos do réveillon 2024 de Itapemirim.

Por este motivo, respeitosamente, pedimos profundas desculpas a todos, na certeza de que esse triste capítulo será por nós superado, com a conquista de um ano novo repleto de muitas bençãos, paz e realizações.

 

Itapemirim/ES, 01 de janeiro de 2024.

Dr. Antônio Rocha

Prefeito de Itapemirim

Wagner Mendonça

Presidente da Comissão de Festividades de Fim de Ano e Verão de Itapemirim".

 

Segundo a nota da prefeitura: "e que os fogos seriam acionados automaticamente, conforme horário de Brasília, por meio de apontamento via satélite". Em outro parágrafo a prefeitura continua: "...o representante da empresa contratada alegou que houve uma interferência provocando a perda do sinal e na comunicação do sistema de acionamento por satélite".

 

Sabemos que o tempo é imprevisível, e acreditar que o tempo não mudaria, que nada fosse atrapalhar a comunicação "via satélite" é confiar demais nas previsões climáticas. Inclusive, as previsões do tempo já anunciavam que ia mudar. 

 

Nossa reportagem pesquisou como é acionado em Copacabana, a maior queima de fogos do Brasil.

 

Segundo pesquisa no site da Revista SuperInteressante:

 

"Controle remoto

 

O sinal eletrônico que aciona os fogos é disparado por técnicos em uma central montada no hotel Copacabana Palace, na Av. Atlântica. Eles estão em constante comunicação com a equipe nas balsas para sincronizar as atividades. E é assim, de camarote, que acompanham a queima de fogos e monitoram se tudo está seguindo a programação".

 

PARA REFLEXÃO

 

Você consegue imaginar os organizadores dos fogos de Copacabana dependendo de tempo bom para acionar o espetáculo?

 

Tudo na vida tem que ter um Plano B. E, aqui em Itapemirim, para frustação de todos, infelizmente o espetáculo do Réveillon nas Pedras da Praia de Itaoca, dependia de tempo bom, de sinal bom naquele momento com o satélite.

 

 

 

 

 

Link pesquisado https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-organizados-os-fogos-do-reveillon-de-copacabana

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Artigo/Opinião

Dicas das Estradas

Destaques

Parceiros do PDN