Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 22 de Outubro de 2025

Itapemirim: Dando continuidade à série de entrevistas que estamos fazendo com os candidatos a vereadores, com o objetivo de esclarecer os eleitores e internautas informações sobre aqueles que poderão ser nossos representantes na Câmara Municipal, o IOL entrevista hoje o candidato a vereador Júlio Cesar Magalhães (Cesinha de Bado), casado, morador de Itaoca, em seu currículu já asumiu as Secretarias de Obras, Regional, do Interior, da Agricultura e Gerência Geral.

 

Nesta manhã, com exclusividade Cesinha de Bado concedeu ao nosso site uma esclarecedora entrevista onde expõe suas ideias e projetos para a população, caso seja eleito.

 

CONFIRA A ENTREVISTA:  

 

01) IOL: De onde surgiu a ideia da sua candidatura? Da família, de amigos ou foi uma decisão apenas sua?

 

Cesinha de Bado: Na verdade a ideia não era ser um vereador, mas sim poder ter uma voz ativa.

Isso nasceu no dia em que cortaram as castanheiras da praia de Itaoca. Ao ver o povo triste (meus amigos, turistas, minha mãe e eu mesmo) isso isso me fez sentir impotente diante de uma mudança tão radical na nossa cidade. Aquelas árvores tinha sido plantadas por nós

moradores e deveria ter sido feito uma audiência pública para saber o que o povo achava e não fizeram. No entanto esse desejo veio aflorar quando o Dr.Thiago foi lá em casa no ano de 2015 e me fez o convite para estar concorrendo a uma vaga no legislativo e poder ter essa voz que eu pretendia ter.

 

02) IOL: Em sua campanha, como tem sido a receptividade em suas caminhadas?

 

Cesinha de Bado: A receptividade nesta campanha tem sido muito gratificante, pois tenho percebido que os frutos que plantei nesses quatro anos vieram com um sabor agradável. Nesses últimos 3 anos eu recebi muitos desses eleitores na minha casa e nas repartições da prefeitura, todos

com as suas necessidades de receberem uma ajuda. Pelo fato de eu ter adotado a obediência a palavra de Deus e ter procurado sempre ter sido verdadeiro e respeitoso com eles, tive que por muitas vezes falar um NÃO como resposta, no entanto esse NÃO era a verdade.

Sempre preferi um Não verdadeiro do que um SIM mentiroso.

Hoje as pessoas me param e me agradecem por eu não ter enrolado elas.

Por eu ter sido verdadeiro e respeitoso hoje colho o carinho e respeito dos eleitores.

  

03) IOL: Qual a sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito, pelo legislativo em Itapemirim?

 

Cesinha de Bado: A minha opinião é que não está sendo feito o que realmente deveria.

Responderei melhor esse questionamento na pergunta de número 10.

 

04) IOL: O senhor acha que essa eleição, será uma das mais disputadas de Itapemirim? Tanto no legislativo como no executivo?

 

Cesinha de Bado: Para o executivo eu penso que não será tão acirrada, já no legislativo sim.

 

05) IOL: Em sua opinião, o Executivo tem apresentado boas propostas para a população?

 

Cesinha de Bado: Sim. Com a proposta de concluir o saneamento básico, a contenção da erosão da praia de Itaoca, conclusão do funcionamento do terminal pesqueiro, construção da rodoviária, Polo da UVV e outros projetos que já estão encaminhados, eu acredito sim que essas são propostas excelentes para nosso povo.

 

 

 

 

06) IOL: O executivo tem priorizado ações para fomentar o turismo em Itapemirim?

 

Cesinha de Bado: Alguns projetos sinalizam para que sim. A nova orla de Itaoca (com engordamento da praia e contenção da erosão), as melhorias das nossas ruas, a criação de pontos turísticos como o Pier dos Pescadores, a Nova Orla de Itaipava e a construção da Rodoviária mostram que o executivo está sim fomentando nosso turismo.

 

07) IOL: Falando em turismo, o que pode ser feito para revitalizar esse setor?

 

Cesinha de Bado: Eu acredito que ainda não somos tão conhecidos no cenário nacional.

Portanto, acredito que deveríamos apresentar a nossa cidade em todo o país. Penso que investimentos em propagandas nos horários dos jornais locais de todo território nacional, mostrando em um breve vídeo as nossas belezas naturais tais como:

- Um passeio de escuna na Ilha dos Franceses;

- Pessoas subindo o Monte Aghá;

- Pessoas no Frade e a Freira;

- Nossa deliciosa Peroá frita;

- A Muqueca Capixaba;

- Pescadores descarregando peixes gigantes;

- Nossa linda Lagoa Guanandi entre outras atrações, sendo mostradas despertará um desejo nos turistas de virem nos conhecer. 

 

Necessitamos de parcerias com as nossas pousadas, restaurantes, escunas, banana bout, aviação de transporte junto com agências de viagens, com isso poderíamos  sim fazer um roteiro turístico (um pacote de viagens) e atrair vários turistas o ano inteiro para nossa cidade. Potencial para isso nos temos! 

 

08) IOL: Nossa redação tem recebido reclamações da regional de Itaipava com referência a mobilidade para deficientes e acessibilidade, por exemplo: o piso tátil nas calçadas, na orla da praia e na Praça de Itaoca, se forem seguidos por deficientes visuais, acabam de cara com um poste ou batem a canela em um banco de cimento. Se eleito, o que o senhor pode fazer sobre esse assunto?

 

Cesinha de Bado: Se eleito for, vou solicitar essas melhorias.

Tendo em vista que já foram pontuadas as necessidades.

 

09) IOL: O que o senhor acha que está faltando para melhorar a segurança em Itapemirim em relação a Polícia Militar e a Guarda Municipal?

 

Cesinha de Bado: Acredito que equipar a nossa Guarda Municipal seria um grande passo (mais viaturas, porte de armas assim como os policiais). Também fazer um trabalho de conscientização da população em fazer boletins de ocorrência sempre que forem alvos dos meliantes. Sabemos que se não denunciamos os problemas, passamos a imagem de que tudo está bem e que não há necessidades de melhorias, porém com o aumento dos B.O. tende a vir mais policiais para o local.

 

10) IOL: Chegando à Câmara, qual será a sua bandeira? Como pretende atuar?

 

Cesainha de Bado: Se eleito a primeira coisa que quero fazer é desmistificar a função do vereador. Mostrar para o povo que o vereador é mais útil para ele (vereador) e para o povo fazendo a funcão pela qual foi eleito e não a função do executivo. Simples assim.

Quero simplesmente fazer a função de competência do vereador. Sem querer enfeitar o pavão, não quero fazer a funcão do executivo. Temos os 3 poderes: executivo, legislativo e judiciário.

Se todos fizerem bem o seu papel teremos um bom mandato. Vou fiscalizar e legislar, e de acordo com o orçamento anual, fazer algumas indicações de melhorias para nosso povo. 

E a bandeira que vou levantar será a do respeito, da sinceridade e da justiça ao povo que me elegeu.

Penso que o político não necessariamente tem que ser bom, mas sim justo. Porque a bondade nem sempre é justa, mas a justiça sempre será boa. A Bíblia diz que é quando um JUSTO governa que o povo se alegra e não quando um bom governa - Prov. 29:2

Niguem vai reclamar de mim por não ter dado atenção, resposta e ter falado a verdade. 

 

11) IOL: Por favor, cite alguns projetos que pretende apresentar, caso seja eleito.

 

Cesinha de Bado: Meu primeiro projeto será para o propria classe dos vereadores. Pois sabemos que se o prefeito não cumprir com as suas obrigações no final de cada ano terá as suas penalidades junto ao ministério público ou ao tribunal de contas, certo? E qual é a penalidade que se aplica ao vereador que não fizer o seu dever de fiscalizar e legislar? Quero criar dentro da legalidade da constituição uma lei que puna o vereador que nao fizer o seu papel.

Outra coisa que quero sempre ter é a humildade de que, não é porque o projeto não é meu que não vou ajudar a se concretizar. Penso que posso dar a honra a um vereador como também a um morador que teve um grande projeto. Assim também como podemos copiar projetos que tem funcionado um outras cidades que podem ser aplicado na nossa.

 

12) IOL: Afinal, que avaliação o senhor faz da atual gestão no município de Itapemirim?

 

Cesinha de Bado: A minha avaliação na atual gestão é de numa escala de 1 a 10 eu dou 7. Como o prefeito sempre deixou claro que o que funcionou vai continuar e o que não funcionou vai mudar, então acredito que se tiver mais uma chance minha avaliação poderá chegar a 9.

Até porque não acredito que uma gestão de quem quer que seja atinja o 100% da satisfação do povo.

 

 

  

 

13) IOL: Para finalizar nossa entrevista, faça suas considerações finais e deixe uma mensagem para a população de Itapemirim e para os nossos leitores em geral.

 

Cesinha de Bado: Gostaria de agradecer ao IOL por me dar essa oportunidade de em poucas linhas expressar o que pretendo fazer caso seja eleito.

Não sou nenhum salvador da pátria para afirmar que mudarei tudo o que estiver de errado, mas uma coisa posso garantir: estou aqui por vocês povo de Itapemirim e me coloquei a disposição para fazer aquilo pela qual me compete e não irei me acovardar e fugir disso. 

Minha maior virtude é entender que não sou o dono da razão e que você pode acrescentar e muito nas minhas decisões. Sempre entendi que o mais simples estagiário tem algo a acrescentar ao mais antigo trabalhador da empresa e, com isso, quero te dar um recado:

- Se eleito for, você faz parte e tem o seu lugar nessa cadeira comigo.

Agradeço por todo carinho recebido dos meus eleitores e de amigos que não votarão em mim, mas que posso ver nos olhos o quanto estão torcendo para o meu sucesso.

Um forte abraço do seu amigo CESINHA DE BADO.

 

* O IOL agradece ao candidato sua atenção à entrevista concedida. 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Artigo/Opinião

Dicas das Estradas

Destaques

Parceiros do PDN