Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 13 de Julho de 2024

Japão: Morre o líder da Organização Budista Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, aos 95 anos, faleceu de causas naturais em sua residência em Shinjuku, Tóquio, na noite de 15 de novembro. 

 

Foi um grande pacifista, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1995, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, filósofo, fotógrafo e poeta, também conhecido como “Embaixador da Paz”.

 

Ikeda nasceu em Tóquio, Japão, em 2 de janeiro de 1928 e graduou-se na Faculdade Fuji Júnior. Em 1947, converteu-se ao Budismo de Nitiren Daishonin com apenas dezenove anos e tornou-se membro da Soka Gakkai, uma organização que estava então sob a liderança de Jossei Toda, seu segundo presidente.

 

Em 1958, Jossei Toda faleceu e após dois anos, em 3 de maio de 1960, Ikeda foi nomeado seu terceiro presidente.

 

Sede Central da Soka Gakkai em Tóquio/Japão - Foto/Reprodução/DR

 

CONHEÇA A SOKA GAKKAI INTERNACIONAL

 

É uma ONG, com base budista, filiada às Nações Unidas, que atua nas áreas da cultura, educação, paz, meio-ambiente, desarmamento nuclear e apoio a refugiados de guerra, valorizando cada vida de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz.

 

Sob a liderança de Ikeda, a organização progrediu, chegando a alcançar aproximadamente treze milhões de membros tornando-se a maior organização de seu gênero no Japão. A partir de então, inúmeras foram as viagens realizadas ao redor do mundo em prol da paz. Hoje a SGI está presente em aproximadamente 200 países e regiões e realiza atividades em prol do bem-estar da sociedade.

 

Para apoiar os esforços da Soka Gakkai, (significa “sociedade para criação de valor”) baseados na filosofia budista de Nitiren Daishonin e com o intuito de promover a Paz, a Cultura e a Educação, Ikeda fundou, através dos anos, instituições educacionais e culturais, incluindo o Sistema Escolar Soka que abrange da Pré-Escola a Universidade, a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Tóquio.

 

 

PRÊMIO NOBEL DA PAZ E PRÊMIO DO HUMANISMO

 

Ikeda, como presidente da SGI impulsionou ainda mais o movimento em prol da paz, da cultura e da educação.

 

Fez inúmeras viagens realizadas ao redor do mundo pregando a paz e à abolição das armas nucleares desde 1960.

 

Engajou-se numa diplomacia do cidadão, encontrando-se com líderes políticos e intelectuais de todo o mundo, num intercâmbio de opiniões a respeito dos desafios que se interpõem à humanidade. Sempre na elaboração e publicação de propostas, dirigidas às Nações Unidas, tratando de questões sobre a paz, desarmamento, educação e meio ambiente, que lhe rendeu em 1995 o prêmio Nobel da Paz e galardoado em 2007 com o Prêmio Mundial do Humanismo pela Academia do Humanismo da Macedónia.

 

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

 

Sócio correspondente da ABL, ocupante da cadeira 14, em adição, Daisaku Ikeda foi um prolífero autor, escreveu romances, ensaios e poesias sobre uma vasta gama de tópicos abrangendo o humanismo, a paz, a sociedade, a juventude, a arte e a literatura. Seus escritos têm sido traduzidos para mais de quatorze idiomas.

 

Ele sempre prosseguiu percorrendo o mundo, aplicando ativamente os princípios da filosofia budista aos problemas da humanidade e empenhando-se vigorosamente para criar uma nova era o século XXI - uma era de esperança, de compreensão, de respeito mútuo e de paz e prosperidade embasadas no verdadeiro humanismo.

 

Eu, particularmente, tenho a honra e me sinto extremamente feliz de ter minhas filhas seguindo os ensinamentos do Mestre Sensei Daisaku Ikeda. Graças a esses ensinamentos, elas se tornaram ser humano cheio de generosidade, perseverança, sempre orando pela paz mundial e na busca em autoconhecer cada vez mais por meio da prática budista e sempre se encantando ao observar a felicidade alheia.

 

Complexo Central da Soka Gakkai Internacional em Tóquio/Japão. Foto/Reprodução/DR

Sede da Soka Gakkai Internacional em São Paulo (BSGI) Foto/Reprodução/DR

 

 

 

 

 

*Referências:Links relacionados:

Wikipédia/BSGI/sghq.sokanet.jp/pt  

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Colunistas

Dicas das Estradas

Destaques

 

Parceiros do PDN