Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 07 de Abril de 2020

O Município de Itapemirim, que significa “Pequeno Caminho de Água” anteriormente à criação do município de Cachoeiro de Itapemirim, abrangia todo o sul do estado do Espírito Santo até a fronteira com Minas Gerais. 

 

O município ocupa justamente a região do baixo rio Itapemirim, que com seu afluente, o rio Muqui do Norte, tem importância decisiva na vida sócio econômica da região. 

 

A mais antiga referência sobre povoamento da região do atual município de Itapemirim remonta a 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu-se próximo a foz do Itapemirim com uma fazenda.

 

Itapemirim é um dos maiores produtores de pescado do estado e exportadores do Brasil. Nele encontamos a Atum do Brasil, empresa capixaba que dá prioridade ao desenvolvimento do processo de produção e qualificação da atividade pesqueira.

 

Se você está planejando sua viagem de férias nesse verão, o IOL te convida a visitar essa região do sul do Espírito Santo. Venha curtir o nosso balneário e conheça a partir de agora, a lista com os principais Pontos Turísticos.

 

CONFIRA:

 

IGREJA NOSSA SENHORA DO AMPARO

 

São 250 anos de existência (2019). Inaugurada oficialmente em 15 de setembro de 1855 pelos capuchinhos, o templo é o principal marco histórico do município. 

A arquitetura da mais que centenária igreja não tem estilo definido, apesar de demonstrar tons romanos e portugueses. Sua fachada nos remete ao passado e em seu interior é possível encontrar imagens que resistem a ação do tempo, ultrapassando 300 anos.

 

 

Os sinos que anunciam o início da Celebração Eucarística estão suspensos na cúpula de uma das torres e a Capela do Santíssimo está localizada logo na entrada do santuário.

 

ILHA DOS FRANCESES

 

Situada a quatro quilômetros da praia de Itaoca, o local é ideal para pesca e mergulhos e durante a temporada de verão. Esse programa é para quem gosta de mar, de verdade. Pegue uma das várias escunas que oferecem passeios e conheça as praias da Ilha dos Franceses.

 

 

Um farol de 12 metros de altura, alimentado por energia solar, construído em 1730, funciona até hoje, ajudando a sinalizar a existência da faixa de terra às embarcações que passam pela área.

 

Algumas lendas cercam a Ilha dos Franceses, devido a uma caverna existente no local. Um “mistério” envolve a Gruta do Judeu, uma fenda no meio das pedras, onde diz o mito que tem conexão com o Continente, saindo no Monte Aghá.

 

 

Neste recôncavo o cientista Augusto Ruschi, descobriu o morcego pescador (Nostílio Leporinus Leporinus L.), uma espécie em extinção.

 

Parque natural, tombado como patrimônio paisagístico, a origem do nome “Ilha dos Franceses” se deu por causa de uma invasão dos franceses, em 1555, ao litoral de Itapemirim, quando a mesma serviu de base de apoio.

 

LAGOA GUANANDY

 

Com águas cristalinas, a lagoa se torna a sensação do verão em Itapemirim.

As águas turvas da Lagoa Guanandy agora são cristalinas e a coloração azul clara surpreende os antigos frequentadores e conquista os mais novos. O fenômeno repentino tem uma explicação.

A Lagoa Guanandy, em Itapemirim, sempre foi procurada por turistas, mas nunca com tanta frequência como nas últimas semanas. É que aquelas águas turvas que apresentava agora são cristalinas, e o reflexo do céu claro lhes dá uma coloração azul clara, surpreendendo os antigos frequentadores e conquistando os mais novos.

 

 

A Lagoa Guannandy, ou Lagoa das Sete Pontas, por sua composição florística na formação arbustiva de restinga localizada na localidade de Gomes, serve de base para estudos biológicos. A Área de Proteção Ambiental (APA), é hoje um reservatório natural.Guannady é uma planta nativa abundante em determinado trecho próximo ao mar. Dela tribos como a dos botocudos, dos puris (guaranis) extraíam um suco de cor vermelha.

 

 

Os amantes da natureza podem percorrer a Trilha Mãe d’Água, cuja caminhada ecológica é monitorada por uma equipe de servidores da secretaria de Turismo, que acontece aos sábados, desde que haja número de inscritos suficientes. Para agendamento as inscrições podem ser feitas no Centro de Informações Turísticas em Itaoca e/ou pelo telefone (28) 3529-2725.

 

MONTE AGHÁ

 

Maciço rochoso de 300 metros de altura, a 100 metros da areia da Praia do Martinho. Apesar de compor o cenário de fundo da Praia de Piúma o mesmo pertence à extensão territorial do município de Itapemirim. Na língua dos Tupiniquins, Monte Aghá quer dizer “Monte de ver Deus”.

 

 

Ideal para escaladas, trekking e voos de asa delta, desde que acompanhados de equipamentos e profissionais treinados. Para quem o vê a partir de Itapemirim, sua figura lembra a de um elefante deitado e, segundo os esotéricos, o fato representa riqueza para Itapemirim.

 

 

Na alta temporada a prefeitura disponibiliza subida monitorada ao cume do Monte Aghá (foto). As inscrições para a subida podem ser feitas na sede da secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim (SEMMA) telefone (28) 3529-6419 e no Centro de Informações Turísticas, em Itaoca. A prefeitura disponibiliza ônibus para transportar os participantes.

 

O FRADE E A FREIRA

 

O Frade e a Freira são duas montanhas rochosas de granito localizadas em Itapemirim, cujos municípios limítrofes são: Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Do seu formato, que lembra a imagem de um frade e uma freira, surgiram lendas diversas. Diz uma delas que um frade e uma freira se apaixonaram, e como suas vidas deveriam ser dedicadas a servir a Deus, não puderam se render ao amor humano.

 

 

Como forma de permanecerem unidos, os dois foram transformados em montanha, e ficam se admirando eternamente esculpidos em granito. À 'batina' do Frade há uma pousada com vários chalés. O clima é ameno, com vasto verde e vista panorâmica de onde se vê as praias de Marataízes, Itapemirim e Piúma. 

 

PÍER DOS PESCADORES

 

O Píer do Pescador, em Itaipava, recentemente inaugurado pela Prefeitura Municipal de Itapemirim, está recebendo da Secretária de Administração Regional Itaipava/Itaoca, uma atenção especial incluindo a manutenção constante do local, com reparos pontuais e melhorias significativas, para deixar ele cada dia mais bonito.

 

 

 

Além disso, fez o paisagismo ecológico, que valorizará ainda mais o Píer e o meio ambiente, atraindo ainda mais turistas para o local.

 

PRAIA DE ITAIPAVA

 

Praia bonita e tranquila na cidade de Itapemirim, costuma receber diversos turistas durante a alta temporada. Ótimo lugar para a família, que pode passar um belo dia na praia. Com uma boa faixa de areia clara, possui mar tranquilo de cor esverdeada. Por ter águas calmas, é uma boa opção para crianças e idosos que podem se banhar sem preocupação.

 

 

 

Com boa infraestrutura, possui quiosques que servem bons petiscos e bebidas, além de disponibilizar banheiro, mesas com guarda-sol e cadeiras. É um bom lugar para que não abre mão de conforto, podendo desfrutar de um aperitivo à beira-mar. A praia também é bastante procurada por pescadores da região. Por conta de sua beleza e tranquilidade, é uma boa opção para os que desejam passar um dia tranquilo na praia.

 

PRAIA DE ITAOCA

 

Itaoca, o mesmo que “Casa na Pedra”, é uma praia de pesca e fica em frente à Ilha dos Franceses. O trecho norte é quase deserto, com vila de pescadores e pedras nas extremidades. Ao sul, a praia tem quase oito quilômetros de areia até próximo à foz do rio Itapemirim.

 

 

É uma praia ligada à de Itaipava, apenas separada por uma pedra. De águas cristalinas, e grande faixa de areia branca, Itaoca tem dezenas de quiosques à beira-mar, para quem quer relaxar e saborar pratos com frutos do mar. Há campings, pousadas e muitas casas e apartamentos para aluguel de temporada. A orla é toda urbanizada, possui iluminação e saneamento, desta forma oferece ao turista a infraestrutura necessária para que todos possam aproveitar os momentos de lazer.

 

PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL (HORTO)

 

O Parque atende às necessidades e demandas da prefeitura com produção de mudas, paisagismo e educação ambiental. O seu principal compromisso é produzir mudas, de espécies nativas da nossa região, mata atlântica e mista.

 

 

Recomendado para toda a família, o parque ao ar livre tem 16.000 m2 e abriga mais de 1.800 mudas de árvores de 40 espécies diferentes, tem um pequeno lago, parque de diversão para as crianças e espaços para piqueniques perfeitos, inclusive é permitido levar churrasqueira e, para quem está procurando paz, curtir um dia em meio às belezas da natureza não existe no município um local melhor que esse. O Parque fica ao lado da Ponte Nova na sede do município.

 

 

Referência no município, o local disponibiliza também diversas atividades relacionadas ao meio ambiente como rotas turísticas e gincanas para as crianças, além de também poder ser utilizado para eventos como aniversários, piqueniques e ensaios fotográficos..

 

PRAIAS DE ITAIPAVA E ITAOCA - VISTA AÉREA

 

Praias de Itaipava e Itaoca vistas do Monte Aghá. Foto/Reprodução

 

 

 

 

 

 

TV IOL- Canal Livre

Clima / Tempo