Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 17 de Dezembro de 2018

Reserva Pataxó da Jaqueira: Área de preservação  ambiental e afirmação cultural dos índios pataxó, onde são desenvolvidas atividades de resgate dos costumes e tradições indígenas. No local, onde o visitante pode seguir pelas trilhas ecológicas no meio da mata, são feitas apresentações de danças típicas e da culinária, além de palestras para estudantes de Porto Seguro e outros municípios. Na reserva também é cultivado um viveiro de plantas nativas da Mata Atlântica, com cerca de 8 mil mudas, vendidas aos visitantes e utilizadas também para recuperar áreas degradadas.

 

Porto Seguro: Sol e Mar O Ano Inteiro Pra Você!

 

São aproximadamente 90 quilômetros de praias de águas azul-esverdeadas, limpas, calmas, areia branca e fina, destacando-se, no Litoral Norte, as praias do Cruzeiro, Curuípe, Itacimirim, Mundaí, Taperapuã, Ponta Grande e Mutá. No Litoral Sul, temos as praias do Apaga-Fogo, Araçaípe, Mucugê, Parracho, Pitinga, Lagoa Azul (todas em Arraial D´Ajuda); Taípe, Rio da Barra, dos Nativos, dos Coqueiros, Rio Verde (todas em Trancoso); Itaquena, Curuípe, Jacumã, Espelho, Juacema e Caraíva.  

LITORAL NORTE

 

 

PRAIA DO MUTÁ

Pequena enseada emoldurada por coqueiros, Mutá está na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. Pouco frequentada e com águas mornas, calmas e transparentes, a praia é ponto de parada de escunas e embarcações que levam à Coroa Alta, um banco de corais que forma piscinas naturais na maré baixa. No verão, é possível fazer passeios de ultraleve e, durante todo o ano, de barco para os recifes da região. O local oferece estrutura de barracas.

 

PRAIA DA PONTA GRANDE

A oferta de lanchas para passeio, bananas-boat e aluguel de caiaques na alta temporada não são capazes de tirar o sossego dos freqüentadores da praia de Ponta Grande, principalmente na maré baixa, quando são formadas piscinas naturais. Quase deserta – exceto no verão - fica a 9,5 quilômetros do Centro da cidade.

 

 

PRAIA DE TAPERAPUAN

A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Enormes barracas com estrutura de restaurante - Barramares, Tôa Tôa, Axé Moi e Barraca do Gaúcho - disputam a atenção dos turistas com muita música, shows e lambaeróbica. Tem águas claras e bastante calmas. Entre as atividades esportivas, oferece vôlei, futebol de areia e caiaque. Passeios de banana-boat acontecem diariamente.

 

PRAIA DO MUNDAÍ

A quatro quilômetros do centro, Mundaí é a primeira bela praia da orla em direção ao Norte. Com águas calmas e sombra de coqueiros, atrai famílias com crianças. 

 

 

 PRAIA DE ITACIMIRIM

Bastante extensa – quase um quilômetro – e inclinada, Itacimirim fica a 3,5 quilômetros de Porto. A estreita faixa de areia batida é tomada por animadas barracas, que além de axé-music oferecem petiscos diversos, cerveja gelada e caipirinha. Pratos típicos da região e também à base de frutos do mar são servidos nos diversos restaurantes à beira-mar. Na maré baixa, a atração fica por conta das piscinas naturais.

 

 

PRAIA DO CURUÍPE

Enseada com ondas fracas e protegida por recifes, Curuípe é a praia mais próxima do Centro da cidade, a três quilômetros. Apesar da estreita faixa de areia, é muito procurada para caminhadas seguidas por refrescantes mergulhos nas águas calmas e claras. Algumas poucas barracas de praia garantem o coco gelado e o peixe frito.

 

 

 

PRAIA DO CRUZEIRO

Situada no centro, águas escuras banhada pelo Rio Buranhém, possui 1 km de extensão.

 

 

LITORAL SUL

 

PRAIA DA PONTA DO APAGA FOGO

Situada às margens do Rio Buranhém, a praia compreende um trecho em que o mar oferece boas condições para banho, em qualquer período das marés. Piscinas naturais formam-se durante a vazante, possibilitando o mergulho livre. O local também é bom para esportes náuticos.

 

 

 

PRAIA DE ARAÇAÍPE

Dona de um mar calmo, graças à presença de recifes de corais, a praia tem como característica marcante, a grande ocorrência de conchas em suas areias, além do surgimento de muitas piscinas naturais durante a baixa da maré. Situada 3 km ao norte do Arraial, oferece boa infra-estrutura turística, com hotéis, pousadas e restaurantes.

 

 

PRAIA DOS PESCADORES / DELEGADO

Você vai passar por aqui quando for caminhando até a Praia do Araçaípe. É pitoresca, cheia de barquinhos; a barraca da praia é famosa pelo seu peixe frito... Muito frequentada por nativos e moradores da Vila.

 

 

 

PRAIA DO MUCUGÊ

Praia central de Arraial d´Ajuda, Mucugê é repleta de barracas de praia e fica lotada de famílias e ambulantes na alta temporada o verão. As piscinas naturais são boas para banhos e a prática de esportes náuticos. No verão, é cenário de luaus e raves que varam a madrugada.

 

 

 

PRAIA DO PARRACHO

Ponto de encontro de jovens, Parracho tem grande barracas com música o dia todo e que oferecem aluguel de pranchas de windsurfe, caiaques e equipamentos de mergulho. Tem quadras de esportes na areia para a prática de vôlei, futevôlei e futebol e, no verão, promove as festas mais concorridas do arraial.

 

 

 

PRAIA DA PITINGA

Esta linda enseada de ondas esverdeadas, também está entre as praias mais procuradas do arraial. Durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais ótimas para um bom banho. Sua infra-estrutura é boa, contando com barracas de praia bem equipadas. No trecho sul, menos freqüentado, e margeado por vegetação ainda virgem, um cenário de falésias realmente inesquicíveis.

 

 

 

PRAIA DA LAGOA AZUL

Boa para banho, suas águas são tranqüilas e rasas. É muito usada para caminhadas de fim de tarde. Os praticantes de esportes como futebol, voleibol, “banana jet”, caiaque e ultraleve podem alugar equipamentos no local.

 

 

 

PRAIA DO TAÍPE

Cerca de duas horas de caminhada, partindo da vila de Arraial d'Ajuda. O cenário compensa: a praia abriga as mais imponentes e belas falésias do Sul a Bahia, chegando a 45 metros. Coloridas, têm nuances que vão do branco ao vermelho, passando pelo laranja e ocre, sem contar o verde da vegetação. No caminho há trechos desertos e outros com barracas para repor as energias.

 

 

PRAIA DO RIO DA BARRA

Do lado direito, a foz do Rio da Barra mostra um grande manguezal. Antes da barra, o rio forma uma enseada que propicia banho em águas tranqüilas, bem como do outro lado as ondas avançam contra as falésias. Praia plana e com coqueiral muito verde. Conta com a estrutura do Hotel e barraca de praia.

 

 

PRAIA DOS NATIVOS

A praia mais movimentada de Trancoso está situada ao norte da barra do Rio Trancoso. Lá, restaurantes, pousadas, hotéis e barracas à beira-mar oferecem desde comidas típicas até serviços sofisticados. Com águas calmas e arrecifes que formam piscinas naturais, a praia dos Nativos é muito freqüentada por turistas. Uma das principais atrações são os riachos que cortam a orla de norte a sul. Em menos de uma hora de caminhada, chega-se ao Rio da Barra.

 

 

PRAIA DOS COQUEIROS

A praia mais próxima do Quadrado, apenas 15 minutos de caminhada, tem águas calmas, recifes e extensa área de coqueirais. Esta é a praia dos Coqueiros, onde barracas servem petiscos e quitutes baianos. Separada da Praia dos Nativos por um riozinho, nada como caminhar na orla para descobrir as riquezas locais.

 

 

 

PRAIA DO RIO VERDE

Situada entre a praia dos Coqueiros e a de Itapororoca, nela se encontram algumas ótimas barracas de praia e atrás se encontra a lagoa do Rio Verde onde se toma um gostoso banho de água doce, de vez em quando dependendo do tempo tem boas ondas para a prática do surf.

 

 

 

PRAIA DE ITAQUENA

Extensa e com piscinas naturais na maré baixa, Itaquena exige resistência – são duas horas e meia de caminhada partindo da praia dos Coqueiros. Passeios de jipe pela região incluem o selvagem cenário no roteiro.

 

 

 

PRAIA DO ESPELHO / CURUÍPE

A praia do Espelho encontra-se a 20Km de Trancoso em direção ao povoado de Caraíva. Entra-se à esquerda na entrada do condomínio Outeiro das Brisas, segue-se para a praia do Curuípe, onde se deixa o carro, depois a pé 1km em direção ao sul.

 

 

 

PRAIA DE CARAÍVA

A praia onde o mar e o Rio Caraíva se encontram não poderia ter outro nome. Com cerca de 2 quilômetros de extensão, Caraíva tem águas cristalinas, falésias e coqueiros por todos os lados. No final da tarde, a principal atração é o pôr-do-sol na barra do rio. Um passeio de barco nas águas doces mostra a biodiversidade local.

 

Augusto Carvalho

 

* Nosso repórter ficou hospedado a convite da Pousada Arigatô, especial agradecimento a simpática e atenciosa proprietária D.Lia.

Agradecemos também a atenção e o carinho de sua equipe:

Gerentes: Ernon e Maria Dapena

Recepção: Gilmar, Leonardo,Naiane e Franciele.

Equipe do Café da Manhã: D.Dina, Rái e Keli

Camareiras: Maricelha, Ignês, Daniele,Midian e Vânia

Serviço:

Pousada Arigatô – Rua Manoel R. Menezes, 200 - Centro de Porto Seguro-BA

Tel: (73) 3288-2956 – CLICK AQUI E VISITE O SITE DA POUSADA ARIGATÔ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Links relacionados com a matéria/Porto Seguro Bahia-Guia Oficial de Turismo

 

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se