Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 17 de Dezembro de 2018

O Projeto “Guarda Vidas nas Escolas de Itapemirim” idealizados e instituídos pelos Guarda Vidas: Luciano Messias, Weverton Paulent e Jhones Duarte no ano de 2016 está ultrapassando as fronteiras nacionais. Prova disso é participação do profissional Luciano Messias na Conferência Mundial Sobre Prevenção de Afogamento 2017 (Wordl Conference On Drowning Prevention 2017) que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro em Vancouver no Canadá.

 

A princípio, evidencia a necessidade de ressaltar que aprovação nesta conferência mundial aconteceu por conta de um artigo científico que o citado Guarda Vida criou sobre prevenção onde levanta dados no estado do Espírito Santo e detalha o projeto nas escolas, cujo nome é "Life Guards in Primary School Itapemirim ES".

 

 

Historicamente, o Grupamento de Itapemirim-ES iniciou seus trabalhos de prevenção nas escolas municipais no dia 15 de maio de 2016, com o projeto "Guarda Vidas nas Escolas" com total apoio do município de Itapemirim, de forma especial das Secretarias Municipais de Defesa Social e de Educação, além do Corpo de Bombeiros do estado do Espírito Santo (CBM/ES). 

 

O projeto atende alunos do ensino fundamental, com material da campanha nacional nos moldes do consagrado: "Kim na Escola" da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático). A partir desse período e com um toque diferenciado para nossa realidade local, o projeto foi se aprimorando, ganhando forma e destaque pela forma lúdica e interativa como era apresentado. Consequentemente, as crianças interagem muito e aprendem (mesmo) sobre segurança aquática.

 

 

Registra-se ainda que já a partir de novembro de 2016, já com a nomenclatura: “Guarda Vidas nas Escolas de Itapemirim”, o projeto foi apresentado e premiado em diversos eventos estaduais e nacionais, como no maior evento sobre afogamento na América Latina, o Sobrasa Rescue SC; o XVII Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático; junto ao SENABOM (Seminário Nacional de Bombeiros), inclusive neste, recebendo prêmio entre os cinco melhores artigos dos 25 apresentados. É por essas e outras, que o Grupamento de Salvamento Aquático de Itapemirim é considerado um dos mais preparados do estado do Espírito Santo e do Brasil.

 

Convém também lembrar que 17 (dezessete) brasileiros morrem afogados diariamente (Portal da Sobrasa, outubro de 2017). Certamente, compreender o que acontece nos últimos anos com as trágicas estatísticas em afogamento é evoluir em prol de prevenção e segurança de toda sociedade.

 

 

As ideias acima corroboram a relevância das ações, competência e comprometimento do Grupamento de Salvamento Aquático de Itapemirim sobretudo no que tange a difusão de uma cultura de segurança e prevenção de afogamentos. Para o Guarda Vida Luciano Messias: "nos sentimos honrados em poder aprender e contribuir com a convergência dos afogamentos no Espírito Santo, Brasil e no mundo. Esperamos que mais pessoas se sensibilizem com a nossa causa", finaliza um dos instrutores do premiado Projeto “Guarda Vidas nas Escolas de Itapemirim” que representará o município de Itapemirim e o estado do Espírito Santo na Conferência Mundial Sobre Prevenção de Afogamento 2017.

 

Este Artigo Científico já foi publicado nesta conferência mundial, um ponto positivo para o Salvamento Aquático nacional. Do Brasil, até o presente momento, cerca de 22 especialistas participarão do evento ("ILS - International Life Saving Federation - OMS - Organização Mundial da Saúde") e o Guarda Vida Messias é o único do estado do Espírito Santo.

 

A Coluna “X Tudo” e o Portal “Itapemirim Online” parabenizam todos os envolvidos no Projeto e fazem votos de Sucesso!!!

 

Serviço:

www.wcdp2017.org

Conferência Mundial Sobre Prevenção de Afogamento 2017 (Wordl Conference On Drowning Prevention 2017);

Projeto: “Guarda Vidas nas Escolas de Itapemirim”

Representante: Guarda Vida Luciano Messias;

Data: dias 17 e 19 de outubro de 2017;

Local: Vancouver no Canadá;

Maiores informações com Luciano Messias através do contato: (28) 99903-1049 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Por: Giliarde de Oliveira

Colunista

 

 

*Professor de Geografia, Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos e Mestrando em Educação.

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se