Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 22 de Fevereiro de 2024

Ação faz parte da compensação ambiental estabelecida no licenciamento do Gasoduto Cabiúnas-Vitória (GASCAV) na região.

 

A empresa Ambiá Consultoria atua, desde março de 2023, como empresa contratada pela Transportadora Associada de Gás – TAG na elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Guanandy. O documento faz parte do processo de licenciamento ambiental para a implantação do Gasoduto Cabiúnas-Vitória (GASCAV) e atende ao Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) celebrado entre a TAG e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

 

Em abril de 2023, a equipe da Ambiá esteve na região da APA Guanandy, que abrange três municípios: Itapemirim, Marataízes e Piúma, no Sul do Espírito Santo. No local, realizou reuniões com líderes e membros de instituições locais das comunidades e do Poder Público, e iniciou um levantamento de alguns aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos locais. Esse trabalho resultou na elaboração do Plano de Trabalho e do Diagnóstico Preliminar da APA, que deverá ser apresentado para os diversos públicos atuantes na região.

 

Para dar continuidade às ações do Plano de Manejo da APA Lagoa de Guanandy, serão realizadas oficinas para dialogar com as partes interessadas. A primeira será a Oficina Consultiva, na qual será apresentado o Diagnóstico da APA e serão identificados os alvos prioritários para a conservação da APA Guanandy juntamente com os participantes.

 

A Oficina Consultiva está programada para ser realizada em 18 de novembro de 2023, das 8h às 17h, no auditório da Escola Waldéia Ferreira Peçanha, rua Ouro Preto, nº 115, em Itaipava – Itapemirim (ES), aberta ao público.

 

Para o sucesso dessa etapa, é imprescindível a participação de quem atua e vive na região, como líderes das comunidades, gestores públicos, pesquisadores(as) e profissionais de diferentes áreas. O objetivo é garantir que os documentos sejam construídos de acordo com a realidade local e de forma integrada.

 

Em caso de dúvidas e para mais informações sobre a realização da Oficina Consultiva da APA da Lagoa de Guanandy, entrar em contato por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Saiba mais sobre a APA Guanandy

 

A APA Guanandy foi criada por meio do Decreto Estadual nº 3.738-N de 12 de agosto de 1994, modificado pelo Decreto nº 5.152-R, de 7 de junho de 2022. Uma APA tem como principal objetivo a conservação da biodiversidade e dos processos naturais, por meio da orientação, desenvolvimento e da adequação das atividades humanas às características ambientais da área, o que é definido por um Plano de Manejo.

 

A APA Guanandy compreende diversas formações de restinga, alagados, praias, manguezais e florestas e possui como maiores atrativos a Lagoa Guanandy e formações rochosas, como o Monte Aghá, Monte Aghá Pequeno e Morro Muritioca, além do manguezal da foz do rio Itapemirim.

 

Para mais informações sobre a APA da Lagoa de Guanandy, entrar em contato por meio do e-mail institucional da APA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .   

 

SOBRE A TAG

 

A Transportadora Associada de Gás – TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros 800 km no Amazonas. A companhia tem como acionistas a ENGIE, com 65% de participação, empresa líder em energia renovável do país, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, e a CDPQ, grupo de investimentos global, com 35% de participação.

 

No estado do Espírito Santo, a TAG possui cerca de 540 km de gasodutos e média diária de volume de gás natural entregue de cerca de 2,5 milhões de m³, que atendem, a partir de seus pontos de entrega conectados à malha da distribuidora de gás canalizado, indústrias e térmicas da região.

 

Para mais informações sobre a TAG e seus ativos, entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da empresa:

 

Approach

Aline Zapp – (21) 99319-9753 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Renata Batista – (21) 99218-8447 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Foto: maxresdefault / Divulgação

 

 

 

 

 

 

Com informações Ass.Comunicação

 

Últimas Notícias

 

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Colunistas

Dicas das Estradas

Destaques

 

Parceiros do PDN