Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 17 de Dezembro de 2018

Vitória-ES: Cegos e deficientes visuais poderão receber as contas de água e energia elétrica em sistema braile. É o que sugerem as indicações 844/2018 e 845/2018, respectivamente, de autoria do deputado Esmael Almeida (PSD), encaminhadas ao governo Estadual.

 

Pela iniciativa, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e a empresa Espírito Santo Centrais Elétricas (EDP) seriam responsáveis pela confecção das faturas em braile.

 

O parlamentar justifica que é dever do Estado facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais a todos os setores da sociedade, incluindo as concessionárias de serviço público.   

 

“Como todo e qualquer consumidor os portadores de deficiência visual têm direito de conhecer e conferir sua conta, os valores cobrados e serviços ofertados, garantido assim a ampla defesa dos seus direitos”, justifica o parlamentar.

 

Almeida ainda sugere que a execução das faturas em braile seja feita mediante cadastro prévio para as empresas confeccionarem a quantidade específica de material nessas condições, garantindo o equilíbrio das contas públicas. 

 

Braile

 

O braile é um sistema de escrita e leitura tátil criado no século XIX pelo francês Louis Braille, destinado a pessoas cegas ou com baixa visão.  Ele é composto por uma combinação de pontos dispostos em uma célula de três linhas e duas colunas. Tradicionalmente é impresso em papel relevo.

 

Indicações são do deputado Esmael Almeida. Foto/Reprodução/Lissa de Paula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Com informações Web Ales/Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques






Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL