Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 18 de Junho de 2018

Uma rota que refaz os caminhos dos padres jesuítas no Estado. O Projeto de Lei 127/2018, da deputada Luzia Toledo (MDB), propõe a criação da Rota Caminho dos Jesuítas, que deverá passar pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Além de criar a rota, o projeto determina que ela seja declarada como de relevante interesse turístico e cultural.

 

Como justificativa para a criação do Caminho dos Jesuítas, o PL 127 destaca os prováveis benefícios sociais e econômicos para todo o Estado, já que a rota vai possibilitar o incentivo do desenvolvimento do turismo local e a geração de emprego e renda para os municípios que integrarão o roteiro.

 

Como exemplo, o PL 127 cita outros roteiros semelhantes no País. “No Brasil, em particular, já temos alguns roteiros nacionais reconhecidos como de relevante interesse turístico. A Estrada Real evoca o período áureo do ciclo do ouro e da mineração. No nosso Estado, podemos destacar outro roteiro turístico conhecido como os ‘Passos de Anchieta’. Considerado o primeiro roteiro cristão das Américas, ele faz alusão à trilha a pé, feita por esse santo e apóstolo, na sua tarefa de evangelização das comunidades indígenas, em pleno período colonial”.

 

A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, de Turismo e de Finanças antes da votação em plenário.

 

 

Currículo 

 

Formada em Direito, Luzia Toledo foi professora e diretora escolar, além de advogada da Companhia das Docas do Espírito Santo (Codesa) por 18 anos. Foi eleita por duas vezes vereadora de Vitória (1988 e 1996) e vice-prefeita da capital do Estado (2000). Foi também senadora (1999, assumindo como suplente). Está em seu quarto mandato como deputada estadual (2004, assumindo como suplente, 2006, 2010 e 2014), reeleita no último pleito com 24.375 votos. Na Assembleia Legislativa preside a Comissão de Turismo, a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher Vítima de Violência, a Frente Parlamentar em defesa do Artesão e do Artesanato Capixaba e a Frente Parlamentar em Defesa do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Com informações Web Ales/Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL - Vídeos

O ES tem muitos encantos e amores - Confira!

Colunistas


Destaques







 


Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL