Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 19 de Outubro de 2019

Itapemirim: O Município por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial, realizou na manhã desta quarta-feira (11) mais uma ação dentro da programação do setembro amarelo.  Uma carreata pela vida, marcada por muito entusiasmo, músicas e uma chuva de balões, na Praça Domingos José Martins.

 

Durante o percurso, a diretora do CAPS, Danielle Dário, narrou em um carro de som, os principais pontos da campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Ao chegar na praça, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema dispersando os balões amarelos.

 

O mês de setembro é dedicado à criação de momentos e espaços, principalmente nos dias de quarta-feira, que fomentem a discussão sobre o assunto e levem a informação sobre a oferta de serviços de ajuda disponíveis, de forma gratuita no município.

 

 

“O cuidado com as pessoas com histórico de automutilação, pensamentos suicidas e tentativas de suicídio é cotidianamente um foco de atenção dos serviços especializados no CAPS, pois a procura por este serviço tem aumentado consideravelmente” pontua Danielle. “A campanha do ‘Setembro Amarelo’ favorece que desmistifiquemos essas ocorrências e alertemos à sociedade sobre a importância de falar sobre o tema suicídio, de modo que se alguém está em sofrimento, precisa de cuidados e ajuda especializada”, continua a psicóloga (foto).

 

 

 

Para o secretário de saúde, Júlio Cesar Carneiro, o mais importante no momento é conversar, desmistificar e tentar diminuir preconceitos e tabus que envolvem o tema. “Fazer o paciente sentir-se acolhido em um ambiente que ele se sinta seguro é o primeiro passo. A tônica maior de todo nosso trabalho é a valorização da vida”, afirma Julinho (foto).

 

 

 

De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), atualmente, 32 brasileiros se suicidam diariamente no Brasil e nove em 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. Muitas pessoas sequer sabem que podem receber apoio especializado.

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Clima / Tempo

Colunistas

Dicas das Estradas

Destaques

 

 

Parceiros do IOL