Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 16 de Junho de 2019

Itapemirim: O grupo de jongo "Mestre Bento", do município, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, participou no último sábado, 08 de junho, do X Festival de Movimentos na Universidade São Camilo. O evento cultural foi organizado pelo curso de Educação Física e aconteceu no Ginásio Poliesportivo no Centro Universitário.

 

Além do jongo, houve apresentações de crossfit, ginástica rítmica, ginástica artística, capoeira, muay thai e algumas danças típicas do Espírito Santo. A participação do grupo de jongo "Mestre Bento”, foi possível devido ao esforço da prefeitura de Itapemirim, por meio da secretaria municipal de cultura, que conseguiu levar ao evento 11 jongueiros, que puderam demostrar todo gingado, através desta dança folclórica de origem africana.

 

Em alguns lugares o Jongo também é conhecida pelo nome "caxambu", e é uma dança da zona rural, acompanhada de instrumentos de percussão, e muitas vezes considerada uma variante do samba. O município de Itapemirim já teve grandes jongueiros, entre eles estão Maria garrafinha, dona Lúcia, Salvina, Maria Preta, Dina Benedita, Dalton, Tião Rebamba, Wilson Bento, João Copinho, etc.

 

O município de Itapemirim vê o Jongo como uma joia na composição da cultura local e vem fazendo esforços para inclui-lo de forma efetiva na condição de turismo sustentável. A prefeitura visa investir na formação de novos jongueiros, pois está é uma tradição que vem sendo cultivada no município desde a formação do município.

 

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques

 

Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL