Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 16 de Junho de 2019

Itapemirim: O município vai sediar o IV Encontro Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo nos dias 26, 27 e 28 de julho. O evento acontecerá na Escola de Campo e Quilombola de Graúna e tem por objetivo discutir políticas públicas para mobilizar a juventude negra capixaba contra o extermínio, além de abrir diálogo com a sociedade e autoridades sobre as formas de enfrentar esse problema.

 

Na tarde de quarta-feira (05), representantes da Secretaria de Cultura de Itapemirim e do Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) estiveram reunidos para deliberarem sobre a realização do mês que vem. Segundo a coordenadora geral do Fejunes, Crislayne Zeferina, além da finalidade já exposta, “o encontro ainda tem por meta articular a comunicação entre os jovens visando reflexões acerca de suas identidades raciais”.

 

Participaram da reunião de articulação diversos moradores, além do vereador Paulo Sérgio de Toledo Costa, a coordenadora do coletivo Luciana Ciriaco Souza (Baiana), do diretor escolar Bruno Sobrosa Duarte e de militantes como a gestora cultural Luciana de Souza e do especialista em História e Cultura Afro-brasileira, José Geraldo Oliveira Mion.

 

Diversas oficinas estão programadas para acontecerem na sexta-feira, no sábado e no domingo, entre elas: penteado afro e cabelinho na régua; turbante; escrita criativa; fotografia; boneca abayomi; identidade; teatro; maquiagem para pele negra; artesanato e; “quem sou eu agora”?

 

Para o secretário de Cultura de Itapemirim, João Lucas Abib Jabour Silveira, esse encontro será marcante para a comunidade quilombola de Graúna: “Será um encontro histórico. É muito importante sentarmos com os movimentos sociais e construirmos, juntos, estratégias que visam o bem comum”, enfatiza.

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques

 

Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL