Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 16 de Junho de 2019

Itapemirim: As equipes de fiscalização das Secretarias de Meio Ambiente e Guarda Municipal de Itapemirim realizaram na segunda-feira, 03 de maio uma grande operação visando inibir a pratica da pesca predatória no distrito de Itaipava. A ação teve como principal objetivo apreender redes, multar os infratores assim como conduzir estes a delegacia de justiça pelo crime contra a fauna.

 

Foram apreendidas duas redes grandes, quatro âncoras de marcação com boias e retirada de uma das redes uma tartaruga morta. Os donos das redes não foram identificados, pois o material estava aparentemente abandonado. Durante a fiscalização a equipe abordou pescadores com o intuito de orienta-los sobre a proibição desta pratica criminosa. Na costa capixaba há um auto índices de rede colocadas no mar, principalmente próximo ao píer de Itaipava.

 

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jean Paz Rosa conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, Art. 34: “Realizar a prática da pesca em período de defeso ou em lugares interditados pelo órgão competente é considerado crime ambiental com penas de detenção de um a três anos e multa ou ambas as penas cumulativamente”. Se caso o dono da rede fosse identificado seria detido.

 

"Queremos o engajamento de todos na causa ambiental, quem está no mar todos os dias pode nos ajudar ainda mais na fiscalização, fazendo o registro com foto e filmagem. São elementos importantes para punição exemplar dos pescadores infratores. O meio ambiente e a relação da sociedade com ele, não são apenas assuntos do poder público. Cada cidadão precisa ser envolvido nessa temática e ser estimulado a promover educação ambiental todos os dias em suas atividades", concluiu Jean (foto).

 

A morte dos animais em decorrência de redes de pesca é crime ambiental. Os praticantes precisam ser identificados, denunciados e punidos, mas é importante que haja a prova para que essa punição seja efetiva.

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques

 

Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL