Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 25 de Agosto de 2019

Itapemirim: A prefeitura por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta terça e quarta-feira, 07 e 08 de maio, respectivamente, no auditório do Centro de Zoonoses, localizado em Candéus, a capacitação no controle da Tuberculose. 

 

O treinamento foi para 108 profissionais, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, agentes de endemias, além de técnicos referência no tratamento da doença e demais profissionais de saúde do município.

 

Os temas abordados foram características gerais da tuberculose, agentes etiológicos, transmissão, risco de adoecimento, problema da tuberculose no mundo e no Brasil, diagnóstico, forma de coleta (como orientar os pacientes) e como proceder com o paciente em tratamento.

 

O objetivo desta capacitação foi atualizá-los, a respeito dos aspectos epidemiológicos, controle, vigilância e manejo clínico da doença, com base no novo manual de recomendações para controle da tuberculose. A palestrante que atuou nestes dois dias foi a enfermeira Edilamar Ferreira, que é referência no tratamento da tuberculose da regional estadual.

 

Wlly Rocha (Enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiologica), Juliana Coutinho (Biomédica, responsável pela Unidade  Municipal de Infectologia) e Nediana Costa (Enfermeira Coordenadora do programa de Tuberculose e Hanseníase do município de Itapemirim).

 

 

Segundo a enfermeira responsável pelo programa em Itapemirim, Nediana Costa Gomes, a capacitação oferecida aos profissionais tem como principal objetivo preparar as equipes de saúde para o enfrentamento a esta doença que mata cerca de 5 mil pessoas no país todos anos. “Teremos profissionais mais capacitados e atentos aos principais sintomas da doença, interrompendo a cadeia de transmissão. Os pacientes terão um atendimento mais eficiente e diagnóstico mais precoce, evitando complicações, hospitalizações e possíveis óbitos”, conclui Nediana.

 

Hoje o atendimento de referência do controle da Tuberculose no município de Itapemirim fica localizado no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) na Unidade Municipal de Infectologia, situada na Rua Aullos Vasconcelos s/n, na rua da escola Washington Pinheiros Meirelles. A enfermeira responsável do programa é a Nediana Costa Gomes e o médico responsável do Programa é o Dr. Luiz Alberto de Souza Rocha. Ao todo, 11 pacientes estão em tratamento no município.

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Clima / Tempo

Colunistas

Dicas das Estradas

Destaques

 

 

Parceiros do IOL