Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 18 de Abril de 2019

Itapemirim: A Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca (SEMAP) retornou desde a última semana as atividades do projeto Mar Limpo, que consiste na coleta do óleo lubrificante usado, que muitas vezes acaba sendo despejado no mar ou na areia da praia, a fim de evitar a contaminação do meio ambiente.

 

Diante disso, a Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca (SEMAP) está promovendo a coleta desse óleo lubrificante, buscando dar a destinação correta, para tornar o ambiente de trabalho do pescador mais agradável e sustentável.

 

O óleo descartado é recolhido por uma equipe que fica diariamente à disposição dos pescadores para dar auxílio,  na praia de Itaipava, no horário de 7h às 16h. 

 

Segundo o secretário Municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, quando o problema foi identificado, as secretarias de Meio Ambiente e Pesca se reuniram para resolver de uma vez esse problema que tanto incomoda, pescadores, a administração e os turistas.

 

 

 

“Não adianta a fiscalização vir querer punir os pescadores, antes de apresentar um projeto que traga solução para eles. Nós vamos fazer um trabalho de educação ambiental e vamos ajudar deixar nossas praias cada dia mais limpas, beneficiando pescadores, comerciantes, turistas e consequentemente a administração”, frisa o secretário (foto).

 

 

 

O objetivo do projeto é coletar os óleos usados pelos barcos e promover educação ambiental, sensibilizando o pescador em relação ao destino correto do óleo usado e ao destino das vísceras dos peixes.

 

O projeto proporciona muitas vantagens para o meio ambiente e também para a classe pesqueira do município, pois além da coleta e refino do óleo lubrificante usado trazer preservação ao meio ambiente e espécies aquáticas, beneficia também os pescadores, pois a taxa de mortalidade dos peixes cai e os mesmos se tornam mais saudáveis e atrativos para o mercado.

 

Além disso, os aspectos visuais de poluição são minimizados, o que também promove vantagens ao turismo, tendo em vista que as praias são os pontos mais visitados pelos turistas no município.

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques

 

Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL