Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 26 de Maio de 2019

Itaipava: Nosso site recebeu através do nosso WhatsApp (28 99989-1929), dezenas de reclamações de leitores indignados com a derrubada de mais árvores na orla do Balneário de Itaipava. 

 

Nossa reportagem entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente, Jean Paz Roza, que, como de costume, nos atendeu prontamente neste domingo (10). Inclusive nos informou que a prefeitura já havia editado um anota de esclarecimento à população.

 

CONFIRA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO: 

 

"A Prefeitura Municipal de Itapemirim informa que foram retiradas árvores exóticas na Orla de Itaipava para a realização da obra de urbanização da Orla de Itaipava. 

Reitera ainda que essas árvores foram retiradas com a devida licença ambiental, e que muitas já representavam perigo, visto que estavam ocas por dentro. 

Acrescenta, também, que o novo projeto de reurbanização prevê o plantio de novas mudas de árvores por toda a Orla ainda no primeiro semestre de 2019".

 

CASTANHEIRA E RESTINGA

 

A Castanheira é considerada uma planta exótica, segundo biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). Isto é, são plantas que não fazem parte da flora original do local; ou seja, uma planta exótica não é natural do ambiente nativo e, em alguns casos, contribuem no desequilíbrio do ecossistema.

 

 

 

“Como não é uma planta nativa da mata atlântica e, apesar de ter se adaptado bem à região, acaba invadindo lugares que deveriam ocorrer só a Restinga”, explica o secretário Jean Paz Roza. 

 

 

 

A restinga, por sua vez, é um tipo de vegetação nativa do litoral brasileiro e assume a função de manter o equilíbrio do ecossistema praieiro.  Além disso, a vegetação controla o avanço das dunas, evitando que a areia seja levada para ruas e casas e servem de abrigo, proteção e áreas de alimentação para vários animais, como a coruja buraqueira, borboletas e até espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo o Sabiá da Praia.

 

O IOL espera que tenha respondido os questionamentos enviados e continuamos contando com o prestígio da visita dos nossos leitores que enviaram as reclamações ao nosso Site.

 

Castanheira derrubada na Praia de Itaipava na madrugada do dia 09/03/19

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques

 

Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL