Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 25 de Março de 2019

Itapemirim: O ato de queimar resíduos domésticos, de natureza vegetal ou qualquer outro tipo em quintais ou terrenos baldios é considerado inofensivo por muitas pessoas mas, na realidade, é crime e pode gerar grande perigo para a sociedade e Meio Ambiente, mesmo em propriedades particulares. 

 

Por isso, a Prefeitura Municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente – SEMMA, vem realizando uma intensa fiscalização para evitar queimadas no município.

 

O secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, Jean Paz Rosa, alerta que tal pratica pode ser penalizada com multas que variam de R$ 400,00 a R$ 1.000,00 sendo que o infrator ainda poderá sofrer outras punições penais.

 

Ainda segundo o secretário (foto) “O objetivo da norma é proteger e manter o meio ambiente sadio e equilibrado, bem como evitar riscos para a vida humana, dos animais e plantas. Atear fogo em lixo e terrenos, pode dar início a grandes incêndios, além de causar danos à saúde humana pela emissão de fumaça e gases tóxicos, podendo ainda ocasionar a morte de animais que ocupem as redondezas”.

 

A Lei Municipal 1.887 de 2004, que institui o código de postura em seu artigo 38, No parágrafo V, deixa claro que fica proibido: queimar, mesmo nos próprios quintais, inclusive nos de entidades públicas, lixo ou quaisquer corpos em quantidade capaz de molestar a vizinhança.

 

O secretário relata ainda que o número de queimadas aumenta muito no verão, principalmente nos balneários de Itaoca e Itaipava, em casas de veraneio, onde os moradores queimam entulhos e lixos acumulados nas suas residências, podendo colocar em risco a saúde de vizinhos e animais que vivem nas redondezas.

 

“A Secretaria de Meio Ambiente recebe em média 20 denúncias por semana e temos colocado nas ruas fiscais ambientais para inibir tais práticas criminosas. A participação da população é de fundamental importância para a extinção da prática de queimadas no município”, disse.

 

A população pode ajudar a prevenir e proteger nosso meio ambiente, ligando e denunciando pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (28) 3529-6419 ou da Guarda Municipal (28) 3529-5556.

 

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques

 

Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL