Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 16 de Novembro de 2018

Itaoca: A prefeitura municipal de Itapemirim, nesta terça-feira (30) demoliu três quiosques na orla da Praia de Itaoca mesmo sob protestos de moradores. Pelo menos um deles não estava em área de erosão marinha e inclusive com a restinga preservada.

 

O IOL recebeu dezenas de mensagens de leitores indignados com essa demolição e querendo uma resposta da prefeitura. Segundo eles, há pelo menos 5 anos esses quiosques foram construídos e na época, houve uma consulta pública. Agora, sem nenhuma consulta pública, já existe até um novo projeto para a orla segundo moradores próximos aos quiosques.

 

Local onde estavam os dois quiosques demolidos, próximo ao Farol 2000

 

Os dois quiosques no início da praia, perto do Farol 2000, realmente estavam em área de erosão. Mas, o terceiro, que fica logo após o quiosque do Alzito,  em fente a Churrascaria Capitão Picanha, que fica ao lado da Pousada Eden, não estava correndo nenhum risco de erosão, conforme se verifica nas fotos que ilustram essa reportagem.

 

Local onde estava o terceiro quiosque demolido, em frente a Churrascaria Capitão Picanha

 

No encerramento dessa edição, o secretário de Meio Ambiente Jean Paz Roza (foto), prontamente atendeu nossa reportagem, o qual reiteramos nossos agradecimentos à sua atenção, segundo ele: "Na verdade os quiosques não foram demolidos exatamente por causa da erosão. Eles estavam inativos e sendo usados por usuários de drogas e pontos de prostituição. O IEMA foi consultado e deu autorização para a prefeitura fazer as demolições. Quanto aos materiais retirados dos quiosques, 80% vão ser reutilizados" conclui o secretário.

 

Tirando esses pontos críticos e dando início aos reparos no calçadão, esta ação visa melhorar a qualidade do turismo para o verão que se aproxima.  

 

O secretário lembra ainda que o município recebeu em setembro a Gestão da Orla Marinha, onde passou a ter o domínio desta extensão territorial. Em nosso estado, são poucos os municípios que conseguem ter esta gestão da Superintendência de Patrimônio da União - SPU.

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

 

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques






Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL