Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 17 de Outubro de 2018

Itaoca: Setembro é o mês dedicado à prevenção  ao suicídio em todo o mundo e para discutir o assunto, e cuidar de pessoas que necessitam de ajuda, Itapemirim tem investido na prevenção, para que o município fique de fora destas tristes estatísticas que cresce a cada ano no país. 

 

Na tarde desta quarta-feira (26) a equipe de especialistas preparada para lidar com o assunto fez um encontro na Unidade de Saúde de itaoca, e ofertou aos pacientes e funcionários palestras sobre o tema.

 

O objetivo da palestra foi debater o tema e mostrar que o ato pode ser evitado na maioria das vezes com a ajuda de familiares e profissionais da área de saúde. Entre os métodos apresentado, estão as formas de abordagem, tratamentos e realidades enfrentadas na região. 

 

Pacientes da unidade participaram das discussões e a adesão dos convidados foi excelente, onde cada indivíduo pode trazer suas experiências de lutas e superação. A ação faz parte do projeto setembro Amarelo que foi abraçado pela Secretaria de Saúde.

 

O Secretário de Saúde de Itapemirim, Júlio Cesar Carneiro (foto) afirma: “É fundamental que as Unidades de Saúde estejam preparadas para esse tipo de abordagem, tendo em vista que é sempre bom uma mão amiga, que esteja disposta a compreender e fazer o entendimento para que tenha uma aplicação dos cuidados essenciais a essas pessoas que estão vulneráveis, suscetíveis a se suicidar. Importante que o cuidado seja numa boa conversa, num trato psicológico, onde os profissionais têm que estar sempre se atualizando e informando a população sobre como identificar esse tipo de problema, uma vez que o paciente fica muito vulnerável sem o direcionamento” conclui o secretário.

 

O evento foi organizado pelos profissionais da Unidade de Saúde de Itaoca Viviane Medeiros e Vanderleia Salacci. As palestras ficaram por conta da psicóloga Kiany Cardoso Nunes, Dra. Luiza Tinoco e Dr. Renato Athaide, que abordaram o tema “Prevenção ao Suicídio”. 

 

Aproximadamente cinquenta pessoas participaram das palestras entre elas o subsecretário Renildo Nascimento Peçanha, que compartilhou com os presentes sua trajetória de luta e superação.

 

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques






Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL