Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 23 de Outubro de 2018

Itapemirim: Nesta quinta-feira (24) o ex-secretário de segurança pública e defesa social do Espírito Santo, André Garcia, retorna ao município de Itapemirim para o I Fórum Litoral-Sul de Combate a Crimes Virtuais. O evento é uma organização conjunta das Prefeituras de Marataízes e Itapemirim e acontecerá as 15horas no Auditório da Prefeitura Municipal de Itapemirim.

 

O trabalho é uma sequência de ação conjunta dos municípios ra região que buscam combater as práticas delituosas na internet. Na última terça-feira (22) Gleice Campos e Pedro Paulo Biccas, responsáveis pela Comunicação de Marataízes e Itapemirim, respectivamente, estiveram em Vitória na Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos para firmar uma cooperação técnica entre Polícia Civil e os municípios. Existe ainda uma expectativa de capacitação se políciais locais para melhor atendimento das ocorrências desta natureza.

 

Atualmente, existe a divisão de apuração de Crimes Eletrônicos e das chamadas fakenews, ou seja, notícias falsas. A produção delituosa destas notícias passou, recentemente, a ser apurada pelo NUROC (Núclero de Repressão a Organizações Criminosas), chefiada pelo delegado Alexandre Passamani, enquanto os demais crimes virtuais continuam sendo apurados pela DRCE sob a titularidade do Dr. Brenno Andrade de Souza.

 

André Garcia demonstrou seu conhecimento e propriedade do tema ao longo de sua gestão a frente da Sesp, quando por diversas vezes, se deparou com a fabricação de notícias falsas por agentes políticos e movimentos organizados que agiam de má fé com o único intuito de desestabilizar a ordem pública. Além disso, o ex militar da Força Aérea Brasileira (FAB) é mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Para o prefeito do município, Dr. Thiago Peçanha(PSDB), “o tempo é de priorizar a união do município em torno de uma agenda de trabalho”.Já o prefeito de Marataízes, Tininho Batista (PDT) diz que “ve de forma positiva esse assunto sendo discutido e combatido em unidade, pois uma informação falsa é prejudicial para a administração pública e tambem para a população."

 

Itapemirim já realizou, entre outras, a capacitação de servidores neste ano com o Delegado de Polícia Federal Marcos Pugnal, atualmente Secretário Estadual de Controle e Transparência, Cláudia Santos Garcia e Cristiane Esteves, promotoras do NEVID/MP-ES.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques






Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL