Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 17 de Outubro de 2018

Itapemirim: Na manhã desta segunda-feira, 21 de maio, o prefeito Dr. Thiago Peçanha Lopes assinou a Ordem de Serviço para obras de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo. Durante a solenidade, muitos fieis marcaram presença e comemoraram a assinatura da Ordem de Serviço, pois aguardavam essa boa notícia a alguns anos. Além dos fiéis, estiveram presentes na solenidade o Bispo Dom Dario Campos, Pároco Pe. José Carlos Ferreira da Silva, Vereador Lenildo Henriques e o Prefeito Thiago Peçanha Lopes.

 

Foram liberados R$ 200.146,29 (duzentos mil, cento e quarenta e seis reais e vinte e nove centavos) para execução da obra de restauração. O chefe do Executivo, no início de sua administração recebeu integrantes da paróquia Nossa Senhora do Amparo e firmou compromisso em realizar essa importante obra de restauração. As obras vão iniciar imediatamente seguindo o cronograma da CONSTRUTORA MENICUCCI EIRELI EPP, e está prevista para ser concluída dentro de 240 dias.

 

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo foi criada em 27 de agosto de 1769, tendo como seu primeiro Pároco Pe. Diogo Carvalho da Costa. Atualmente é formada por 15 comunidades sendo, 05 na cidade e 10 na zona rural. Está dividida em 03 setores e é pastoreada pelo Pároco Pe. José Carlos Ferreira da Silva.

 

O templo é o principal marco histórico do município. A arquitetura da bicentenária igreja não tem estilo definido, apesar de demonstrar tons romanos e portugueses. Sua fachada nos remete ao passado e em seu interior é possível encontrar imagens que resistem a ação do tempo, ultrapassando 300 anos. Os sinos que anunciam o início da Celebração Eucarística estão suspensos na cúpula de uma das torres e a Capela do Santíssimo está localizada logo na entrada do santuário.

 

O Pároco Pe. José Carlos Ferreira da Silva falou que a comunidade de Itapemirim está muito feliz com a restauração. “Esse ano a paróquia completará 250 anos, e esse é um presente para os fiéis, a Igreja vai ficar bonita, mas não adianta ter uma igreja bonita se os nossos corações forem feios”. Disse o padre.

 

O Prefeito de Itapemirim Dr. Thiago Peçanha Lopes, discursou e fez agradecimentos a presença das autoridades eclesiásticas. Ele ainda ressaltou sobre a importância de manter viva e em bom estado esse patrimônio histórico do município. “A obra de restauração trará grandes benefícios para a comunidade itapemirinense, pois a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, além de abrigar o povo de Deus nos eventos religiosos, também é um grande atrativo turístico e histórico de nossa cidade. Um templo que presenciou fatos marcantes do surgimento de nosso povo, que não pode ficar sem uma devida atenção da administração pública” finalizou o prefeito em exercício. 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Redação IOL

Últimas Notícias

TV IOL- Canal Livre

Divirta-se

Colunistas

Destaques






Previsão do Tempo

Dicas das Estradas

Parceiros do IOL